RSS

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LIção 09 - O Princípio Bíblico da Generosidade

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
LIção 09 - O Princípio Bíblico da Generosidade
1 - Após cumprimentar os alunos, leia o texto “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” e reflita com eles a razão pela qual o desfecho da história foi daquela maneira.

2 - Trabalhe os itens I e II da lição.

3 - Então, proponha à classe:
- A organização de uma cesta básica para alguém da turma ou outra pessoa.
- A visita a um colega que está doente, operado ou está ausente por algum tipo de problema.


4 – Trabalhe o item III, utilizando um cartaz com os 03 princípios que norteiam o serviço social: Mutualidade, Responsabilidade e Proporcionalidade.

5 – Para finalizar, realize a dinâmica: Compartilhando

Dinâmica: Compartilhando


Objetivo: Sensibilizar os alunos para a prática da generosidade.

Material: 05 folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul, amarela, rosa e branca.

Procedimento:
- Fale para os alunos que as 5 cores representam necessidades daquele grupo.
- Peça que os alunos especifiquem quais são essas necessidades, que podem ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.
- Escreva no quadro de giz ou numa cartolina o que representa cada cor, por exemplo: verde – alegria, branco – saúde.
- Distribua a folha verde para alguém alegre, a folha branca para alguém que está gozando saúde e assim por diante.
- Chame essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai perguntar: “Quem está precisando de alegria?” A folha deve ser dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve acontecer com todas as folhas.
- Para concluir, leia os versículos abaixo e faça uma oração.

"Pois nunca cessará o pobre do meio da terra: pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para teu irmão, para o teu necessitado e para o teu pobre na tua terra". Dt. 15.11
“Ora aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça”. II Co 9.10
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje


Três homens ficaram bloqueados numa caverna por uma avalanche de neve. Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redor da qual se aqueciam. Se o fogo apagasse, eles sabiam que todos morreriam de frio antes que o dia amanhecesse. Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na figueira. Era a única maneira de sobreviver.
O primeiro homem era um rico avarento. Olhou para seus companheiros e pensou: “Eu... dar minha lenha para aquecer esses preguiçosos?! Esta lenha para mim tem muito valor e pode me gerar lucros”. E, pensando assim, não colocou sua lenha.
O segundo era um homem da montanha e conhecia mais que os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve. Na hora de colocar sua lenha, pensou: “Essa nevasca pode durar vários dias, e vou guardar minha lenha pois posso precisar dela”. E, pensando assim, também não colocou sua lenha.
O terceiro homem era um trabalhador: tinha as mãos calejadas, sinal da sua vida dura de trabalho. E, na hora de colocar sua lenha, pensou: “Esta lenha é minha, custou o meu trabalho e não darei a ninguém nem sequer um graveto dela”.
Guiados por esses pensamentos, os três homens permaneceram imóveis diante da última brasa da fogueira... que se apagou.
No dia seguinte, quando o socorro chegou, os três estavam mortos e congelados. Cada um com um feixe de lenha nas mãos. O chefe da equipe de resgate comentou:
- O frio que os matou não foi o frio da neve, mas o frio dos seus corações.

Autor: Desconhecido

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lição 08 - Exortação à Santificação

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 08 - Exortação à Santificação
1 - Ao iniciar aula, cumprimente os alunos e pergunte como passaram a semana.

2 - Introduza o tema da lição (santificação), realizando a dinâmica “Sal da Terra”, postada abaixo.
Observe as instruções de realização da dinâmica. Esta nos permite refletir qual a conduta do cristão como sal da terra, influenciando as pessoas e não sendo influenciado. Não se esqueça de debater como deve ser o relacionamento do crente com os não-crentes.

3 - Então, trabalhe o item II da lição – Paulo exorta os Coríntios a uma vida santificada.

4 - Agora, fale sobre reconciliação e comunhão(Item I) e em seguida o item III.

5 - Para concluir, distribua um pedaço de papel pequeno para os alunos, solicitando que escrevam apenas 01 atitude que está praticando que está prejudicando sua vida de santificação. Dê um tempo, oriente-os que não precisa colocar nome e que não será lido diante do grupo. Em seguida, faça uma oração pelos alunos, para que encontrem forças para vencer esta dificuldade. Então, peça que rasguem os papéis, descartando-os numa lixeira.


Medite nisto:

" Se o mundo vos aborrece, sabei que primeiro do que a vós, me aborreceu a mim". Jo 15.18

Dinâmica: Sal da Terra


Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Material: 03 copos transparentes com água, 02 saquinhos com sal, 01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.

Metodologia:- Explique que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicite atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrume os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloque:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).
- Pergunte: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguarde as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
- Questione:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os questionamentos, leia:

“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13

“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1

Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.

Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lição 07 - Paulo, Um Modelo de Líder-Servidor

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 07 - Paulo, Um Modelo de Líder-Servidor
Professores e professoras,

O tema da liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora liderados. Vivenciamos posturas diferentes de lideres, porém esta lição enfatiza os princípios da liderança servidora. Além da leitura da lição, indico o livro "Como se tornar um Líder Servidor - Os Píncípios de Liderança de O Monge e o Executivo", de James C. Hunter, da Editora Sextante(veja a sinopse abaixo).

1 -Ao iniciar a aula, depois que cumprimentar a turma, situe o tema da aula, perguntando quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele grupo.

Por exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da EBD, pregador(a) etc.

Numa classe de mulheres, procure fazer uma retrospectiva hitórica das funções femininas no passado e hoje.

2 - Trabalhe com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

3 - Sugiro, para esse momento a leitura do texto "Assembléia na Carpintaria" OU a dinâmica adapatada deste texto, postados abaixo.

4 - Para concluir a aula, distribua dois pedaços pequenos de papel ofício e solicite aos alunos para destacarem um ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; cole numa cartolina, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhororar ou aquelas que necessitam continuar.
Professores e professoras,
Recomendo a leitura do texto pedagógico "Algumas Recomendações".

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dinâmica: Reunião das Ferramentas


Objetivos:
Demonstrar a importância do trabalho em equipe.
Enfatizar os princípios de um líder servidor.

Material e recursos humanos: 09 pessoas para representar: 01 narrador, 01 “carpinteiro” e 07 ferramentas, 09 cópias contendo a fala de todos os personagens, 01 martelo, 01 parafuso, 01 lixa, 01 metro ou trena, 01 chave de fenda, 01 plaina, 01 serrote, 01 pedaço de madeira pequeno, 01 mesa, 01 objeto pequeno de madeira.

Procedimento:
- Escolha 09 pessoas, entregue para elas a folha contendo as falas de todos os personagens e também as 07 ferramentas (uma por pessoa).
- Antes de fazer a demonstração da dinâmica, leia todas as falas com os atores e em seguida cada um a sua fala, observando a entonação de voz e momento de falar.
- Para a execução da dinâmica, observe atentamente o que já foi sugerido, a seqüência das falas e as observações do texto da dinâmica.
- Ao concluir a dinâmica, leia: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. Rm 12. 4 e 5


Texto da dinâmica:
Narr
ador: Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de grupo de ferramentas para acertar as diferenças. O martelo assumiu a presidência, mas os participantes lhe disseram...

Todos: Você tem que renunciar. Faz muito barulho e passa todo o tempo golpeando.

Narrador: O martelo aceitou sua culpa, mas com uma condição.

Martelo: Peço que o parafuso seja expulso, você dá muitas voltas para conseguir fazer alguma coisa.

Narrador: Diante do ataque, o parafuso concordou.

Parafuso: Mas, peço a expulsão da lixa. Você é muito áspera conosco, entra sempre em atritos.

Narrador: A lixa acatou, porém colocou uma condição.

Lixa: O metro também deve ser expulso, porque mede os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Observação: Nesse momento o metro mede, rapidamente, pelo menos uma pessoa e um móvel.

Metro: Se tenho que deixar a carpintaria, a chave de fenda também tem que ir, pois o que faz é insignificante e ninguém vai notar sua ausência.

Chave de fenda: Se querem, eu vou, mas a plaina tem de sair, todo o trabalho dela é superficial, não há profundidade no que faz.

Plaina: Eu saio com todo prazer, mas com a certeza de que não sou a única que tem defeito.

Observação: Ao escutar a fala do narrador, o carpinteiro entra e começa a trabalhar, utilizando as ferramentas à medida que necessita para fazer o objeto, devolvendo-as logo em seguida. Ao concluir, deve mostrar o que “produziu” para todos.

Narrador:
Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso e o serrote e outras ferramentas. Após algumas horas de trabalho uma rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão.

Serrote: Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

Narrador: A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força através do trabalho colaborativo da chave de fenda, a lixa era especial para limar e afinar, a plaina desfazia as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma verdadeira equipe, unida, capaz de produzir móveis finos, de excelente qualidade.

Esta adaptação do texto “Assembléia na Carpintaria” para dinâmica: Sulamita Macedo

Assembléia na Carpintaria

Texto de Reflexão
Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião - de grupo de ferramentas para acertar as diferenças. O martelo assumiu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
O motivo? Fazia demasiado barulho; além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir fazer alguma coisa.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que media os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso e o serrote e outras ferramentas. Após algumas horas de trabalho uma rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes”.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma verdadeira equipe, feliz, unida, capaz de produzir móveis finos, de excelente qualidade.
Na sua empresa há grupo ou equipe? Você costuma trabalhar com as qualidades ou com os defeitos dos outros?
Quando pessoas buscam defeitos em outros gera-se um clima desagradável, a situação torna-se tensa, negativa, ruim para todos. Ao contrário, quando buscamos as qualidades, os pontos fortes, estamos contribuindo para um clima agradável, sadio, onde as coisas acontecem naturalmente num ambiente de paz.
Pense nisso! Sucesso.
“É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!”
Autor: desconhecido

Como se tornar um Líder Servidor - Os Princípios de Liderança de O Monge e o Executivo

Indicação de Leitura:

"Este livro de James C. Hunter, 'Como se tornar um líder servidor ', tem dois objetivos - o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. O autor acredita que liderar não é ser 'chefe '. Liderar é servir. Embora 'servir ' tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes - afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem. Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes - 'Eles reconhecem que os antigos métodos de comando e controle, na base do grito e da ameaça, são ineficientes quando se lida com uma força de trabalho diversificada, formada por gerações muito diferentes, que cresceram desconfiando de quem tem o poder. Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades como Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que 'liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum '. Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa - ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar".

Algumas Recomendações

Apresento algumas recomendações para um melhor desenvolvimento das aulas:

01 -Seja exemplo do que ensina.
“Porque eu vos dei o exemplo... façais vós também”. Jo 13.15
02 - Conheça o que vai ensinar.
03 - Prepare a aula com antecedência. Não improvise!
“Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”. Lc 14.28
04 - Apresente informações diferentes e interessantes sobre o tema.
05 - Aborde o tema com segurança, clareza e objetividade.
06 - Contextualize o tema da lição com o tipo de aluno ou classe que ensina.
07 - Escolha metodologia adequada e diversificada.
Jesus, nosso exemplo de mestre, utilizava-se de parábolas, da conversação, de figuras do cotidiano das pessoas, associava ao sermão(Método da Preleção) outros recursos.
08 - Utilize recursos didáticos variados.
09 - Procure conhecer a importância dos sentidos na aprendizagem.
10 - Promova a participação dos alunos.
11 - Utilize o tempo de aula com o assunto da lição.
12 - Procure entender o processo de transformação física e psicológica dos alunos.
13 - Seja motivado! Ensine com alegria e entusiasmo.
14 - Motive os alunos durante a aula.
15 - Mantenha clima de cordialidade e amizade com os alunos.
16 - Tenha equilíbrio diante de situações difíceis e embaraçosas.
17 - Avalie a aula com os alunos e outro professor.
18 - Realize auto-avaliação.
19 - Utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado.
20 - Movimente-se diante da classe e olhe para todos os alunos.

Sulamita Macedo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lição 06 - O Ministério da Reconciliação


Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 06 - O Ministério da Reconciliação

Professoras e Professores,
Para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
1 - Comece a aula, cumprimentando os alunos e procure saber, de forma rápida, como passaram a semana.
2 - Agora, aborde o tema da lição, iniciando com o item III da lição.
Utilize a dinâmica O Caminho, descrita abaixo, que trata da nossa religação com Deus, através do sacrifício de Jesus.

3 - Caso a Igreja disponha de espaço adequado, sugiro a exibição de parte do filme “A Paixão de Cristo”. Apresente apenas o trecho da morte de Jesus e em seguida reflita com os alunos sobre o Ministério da Reconciliação. A seguir o trailer do filme, que está disponível em http://www.youtube.com.br/



4 - Continue a aula, estudando os itens I e II.
5 - Para concluir a aula, leia com os alunos o texto Vivendo em Paz.

Dinâmica: O Caminho

Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material: 4 folhas de papel ofício, cola branca, pincel atômico, durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Vivendo em Paz

Foi uma história dramática de reconciliação. Em dezembro do ano 2000, no momento comemorativo de batalha, Missouri, do couraçado Missouri, uma dúzia de americanos que sobreviveram ao ataque de Pearl Harbor, abraçaram três pilotos japoneses que haviam pilotado aviões de ataque. A cerimônia de reconciliação havia sido organizada pela Comissão de Amizade Americano-Japonesa.
Aquela cena comovente é somente um pequeno reflexo do que a graça de Deus faz por nós. Embora sejamos pecadores, podemos ter um relacionamento com Deus, por meio da simples fé em Jesus. Porque Ele morreu na cruz em nosso lugar, Deus apaga o registro dos nossos pecados e faz com que esteja tudo bem com Ele.
Em Seu maravilhoso amor, o Senhor não somente nos perdoou, mas também nos deu “o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5.18). Nós temos a honra de compartilharmos as boas novas com outros para que eles também possam viver em paz com Deus. E quando estamos com Deus, também devemos fazer todo o possível para viver em paz com todos (Romanos 12.18).
Você já aceitou a oferta de perdão de Deus, em Cristo? Está você falando aos outros a respeito de Seu amor? É você um agente da graça de Deus em seus relacionamentos? Comece hoje – busque viver em paz!

Autor: Vernon Grounds
Fonte: Nosso Pão Diário 10.04.04