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segunda-feira, 29 de março de 2010

Lição 01 - Jeremias, o Profeta da Esperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 01 - Jeremias, o Profeta da Esperança
Professoras e professores, estamos iniciando o 2º. Trimestre/2010 com o tema “Jeremias – Esperança em tempos difíceis”. Faço então algumas sugestões para a panorâmica das lições e para a lição 01.

1 - Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

2 – Comecem a fazer a panorâmica do trimestre, que deve ter a duração de 10 a 15 minutos aproximadamente. Então falem sobre:

TEMA: Apresentem o tema “Jeremias – Esperança em tempos difíceis”.

COMENTARISTA: Sobre o comentarista da lição, vocês encontram na interação da lição 01, quem ele é. Apresentem para os alunos um retrato do Pastor Claudionor de Andrade, que poderá ser encontrado na Revista Ensinador Cristão número 13.

CAPA: Peçam para que os alunos observem a capa da lição e perguntem: O que vemos? O que tem a ver a ver com o tema? Por que a árvore está em evidência? Que tipo de árvore é esta?

Observem as respostas dos alunos e acrescente: a árvore, certamente é a amendoeira, tendo em vista o que está escrito em Jr 1.11: “Ainda veio a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira”.

Vocês podem apresentar imagens de amendoeira, como estas baixo, a da flor branca e da rosa.











APRESENTAÇÃO DAS 13 LIÇÕES: Para apresentação dos temas das 13 lições, vocês podem proceder da seguinte forma: o aluno ler o título da lição e a palavra chave. Caso vocês achem que os alunos ainda tenham adquirido as revistas, é interessante que vocês digitem o título e a palavra chave, para facilitar essa apresentação.
3 – Agora, introduzam a lição 01 – Jeremias, o profeta da Esperança
- A Orientação Pedagógica desta lição, sugere a reprodução do esquema sobre a biografia de Jeremias. Vocês poderão utilizá-lo conforme a sugestão da revista ou organizando outro material com mais informações sobre o personagem em estudo.
- Aproveitando a idéia de biografia, que tal organizar a biografia dos alunos, através da dinâmica: “O Livro da Vida”? (postada abaixo).
- Para trabalhar o Item II – A Vocação de Jeremias, sugiro que trabalhem sobre a escolha de uma profissão, escolha de um curso e as atividades exercidas ou a serem executadas na igreja etc. Esta sugestão é para a classe de jovens, podendo se estender para a classe dos senhores, senhoras e de casais, nas quais poderão estar os pais e mães dos jovens.

- Trabalhem com os alunos o significado do nome de Jeremias e aproveitem para trabalhar o significado do nome de cada aluno, através da dinâmica “Meu nome é...”, ou escolha outro momento que julgar conveniente, como um encontro extra EBD etc.

Dinâmica: O Livro da Vida

Objetivos:

- Conhecer melhor os alunos.
- Refletir sobre objetivos de vida já conquistados e elaboração de outros.

Material: folhas de papel ofício.

Procedimento:

1 - Fale para os alunos que estamos conhecendo, neste trimestre, de forma mais aprofundada sobre o profeta Jeremias. E que através do esboço apresentado conhecemos várias pontos de sua vida.

2 - Agora, expresse o desejo de conhecer um pouco da vida de cada aluno, através de uma biografia. Para isso, peça-lhes para escrever ou digitar num a folha de papel ofício alguns pontos sobre a vida deles: nome completo, onde e quando nasceu, estado civil, se tem filhos, qual a profissão, onde trabalha, quando aceitou Jesus, um objetivo de vida etc. É bom que seja colocada uma foto.

3 - Marque uma data de entrega, receba-os, leia cada uma e se achar necessário solicite para o aluno melhorar ou acrescentar algum ponto.
4 - Depois, encaderne colocando na primeira folha o título: Livro da Vida dos alunos da classe __________.

5 - Com o passar do tempo, o aluno poderá modificar sua biografia, acrescentando outros pontos.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Meu nome é...

Objetivos:
- Promover socialização dos alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado e/ou algo relacionado à escolha dele.
- Oportunizar a expressão de sentimentos.
- Refletir sobre a escolha de nomes.

Material: lista nominal com os significados dos nomes dos alunos.

Procedimento:

1 - Fale do significado do nome de Jeremias.

2 - Pergunte se os alunos sabem o significado dos seus nomes. Aqueles que sabem, peça para que digam para a classe.

3 - Agora, faça uma surpresa para os demais, apresentando o significado de cada nome. Se preferir, forneça-o num pedaço de papel ofício, como no exemplo: JEREMIAS - Sublime é Deus/Deus exalta.

4 - Para aqueles nomes que você não encontrar o significado, pergunte para o aluno quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
Observações:

-Algumas pessoas, nesse momento, se emocionam por lembrarem-se de entes queridos que já partiram ou mesmo por recordarem-se da infância e até de apelidos.

- Caso essa dinâmica seja executada num momento especial, com bastante tempo disponível, você pode estender a pergunta para todos os alunos.

- Sugiro que você procure o significado dos nomes em livro específico e em sites da Internet.

5 - Para concluir, lembre aos alunos que no futuro receberemos um novo nome. Leia Ap 2. 17: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”.
Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 23 de março de 2010

Lição 13 - Solenes Advertências Pastorais

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 13 - Solenes Advertências Pastorais
Professores e Professoras, para a 13ª lição faço as seguintes sugestões como também para a conclusão do 1º. Trimestre:

1 - Ao iniciar a aula, não se esqueçam de perguntar como os alunos estão e como passaram a semana.

2 - Falem que além do estudo da 13ª lição, vocês farão uma retrospectiva dos temas das lições, através de uma dinâmica.

3 - Expliquem de forma objetiva e rápida sobre:
As preocupações pastorais de Paulo, contidas no item I.
O propósito da disciplina da Igreja de Corinto(item II).
Quais as recomendações finais da carta(item III).

Observação: Se vocês puderem, ainda durante esta semana, solicitem ao Pastor da Igreja, dirigente da congregação ou ao Superintendente da EBD para fazer uma carta para sua classe, que deverá ser lida depois do tópico III.

4 – Agora, falem para a turma que através da dinâmica “O Remador” será feita uma revisão de alguns temas da II Carta aos Coríntios. A dinâmica está postada abaixo.

5 – Para concluir a aula pergunte aos alunos: Quais ensinamentos podemos extrair destas lições para nossas vidas?

Dinâmica: O Remador

Objetivos:- Fixar e revisar conteúdos.
- Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.

Material: cartolinas e pincel atômico ou folha de papel ofício e caneta.

Procedimento:

1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em cartolina ou papel ofício.

-Sugestões de perguntas: Quais os objetivos da II Carta de Paulo aos Coríntios? , Quais as provas apresentadas por Paulo sobre a aprovação do seu ministério?, Quais as características de Paulo como líder-servidor?, Por que Paulo usou a expressão “tesouros em vasos de barro?” , O que é jugo desigual?

2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas.

3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.

4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.

5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas.

Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.

6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Lição 12 - Visões e Revelações do Senhor

Jovens e Adultos - Jeremias: 2 Coríntios
Lição 12 - Visões e Revelações do Senhor
Professore e professoras, para esta lição faço as seguintes indicações:

1 – Ao iniciar aula cumprimente os alunos e não se esqueça de perguntar como passaram a semana, observando se há algum aluno que está precisando de uma oração específica ou uma conversa.
2 – Fale do tema da aula e em seguida, conforme a orientação pedagógica da lição, escute atentamente relatos de experiência sobre o tema em estudo. Controle o tempo, observe cada informação, pois estas experiências devem estar em consonância com a Bílbia.

3 – Agora trabalhe os itens I e II da lição.

4 – Para iniciar o item III, lance a pergunta: O significa o “espinho na carne” mencionado por Paulo? Escute as respostas dos alunos e apresente a interpretação mais aceita para esta expressão.
Agora, pergunte para os alunos; “Qual é o seu “espinho na carne”? Em seguida, faça uma oração por eles.

Observação: O Método de Perguntas e respostas foi utilizado por Jesus.
Leia: Mateus 16.13, Mateus 9.5, Marcos 11.30.


5– Para finalizar a aula, sugiro a dinâmica A Árvore do Sonho, que vai possibilitar a reflexão e elaboração de sonhos pessoais, projetos de vida.

Dinâmica: A Árvore do Sonho

Objetivo: Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter objetivos, sonhos, projetos e procurar concretizá-los.

Material: 1/2 folha de papel ofício e caneta.

Procedimento:
1 - Distribua a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

2 - Peça para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra, semelhante a figura ao lado.
É comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for desenhista procure simplificá-lo.

3 - Agora solicite o seguinte:
- Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no vestibular, comprar a casa própria, participar de um curso, comprar um objeto, passar num concurso etc.

- Ao lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações, ou ainda na perseverança, auto-estima elevada etc.

- No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado, projetado.

4 – Agora leia com os alunos: “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”. Lc 14.28

Sl 1. 1 ao 3: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Lição 11 - Características de um autêntico líder

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 11 - Características de um autêntico líder
Professores e professoras, a lição 11 vai tratar do tema da liderança, que também foi abordado na lição 07. Leia atentamente as duas lições e procurem aprofundar algum item que vocês julgam necessário para ser trabalhado.

- Após cumprimentar os alunos, perguntem como passaram a semana e fale do tema da aula, lembrando-lhes alguns pontos da lição 07, relacionando-os com os itens da lição 11.

- Para trabalhar as características de um líder, apresento duas sugestões:

1 - Entreguem para os alunos 1/4 de um folha de papel ofício e peçam que eles escrevam características de lideres com os quais convivam(sem identificar as pessoas) e/ou deles mesmos. A partir das características apontadas, discutam com os alunos o perfil de um autêntico líder.
2 - A exibição de parte do filme “Desafiando os Gigantes”, que trata da motivação para lideres e suas características, despertando nos seus liderados auto-confiança e capacidade para vencer os desafios. Embora o filme tenha a duração de 2 h e 9 m, vocês podem escolher apenas um trecho para refletir com os alunos sobre o tema da lição, semelhante ao que está postado abaixo.

- Para finalizar a aula, indico a leitura do texto "O Sentido dos Gansos", também postado abaixo

Observações:

1 - O filme, como recurso de aprendizagem, não deve tomar toda a aula, sua exibição tem o objetivo de mostrar um fato para analisar um tema em estudo.
2 - Para exibição de filme, documentário etc, são necessárias condições de ambiente adequado e disponibilidade de TV e DVD.
3 - Cuidado!!! Equipamentos podem apresentar defeitos, então tenha sempre um plano B!!!
4 - Na postagem da lição 07, sugeri a utilização da dinâmica “Reunião das Ferramentas” ou a leitura do texto “Assembléia na Carpintaria”, que enfatiza a importância da liderança e o trabalho em equipe.

Filme: Vencendo os Gigantes

Resumo do filme:
“Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer”.

A seguir um trecho do filme, disponível em http://www.youtube.com.br/

Texto de Reflexão: O Sentido dos Gansos


No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande V no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma.
Sabe-se que quando uma ave bate as asas move o ar para cima, ajudando a sustentar ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de V, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.
Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul.
Os gansos de trás gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Que mensagem passamos quando gritamos de trás?
Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.

Autor desconhecido

segunda-feira, 8 de março de 2010

08 de março - Dia Internacional da Mulher




Parabéns pelo seu dia!



Mas, lembre-se! Todos os outros 364 dias do ano, também, são seus, viva-os, edificando na casa, na Igreja, no trabalho...

Estas rosas são para você!


Com um abraço, Sulamita.

terça-feira, 2 de março de 2010

Lição 10 - A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo

Jovens e Adultos - 2 Corintios
Lição 10 - A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo
Professores e professoras, para esta lição faço as seguintes sugestões:

1 - Após cumprimentar os alunos, fale que nesta lição vamos novamente falar sobre a defesa do apostolado de Paulo. Sendo assim, pergunte as razões pelas quais Paulo estava se defendendo na segunda carta. Escute atentamente as respostas, corrija-as(se necessário) e acrescente outras informações.

2 - Fale que Paulo, na sua defesa, precisou apresentar suas credenciais( que estão relacionadas na tabela da página 71 da lição). Entregue cada credencial (que você deve digitá-las separadamente com uma referência bíblica) para os alunos e peça que leiam e em seguida faça um comentário.

3 - Para concluir a aula, trabalhe com os alunos a dinâmica "A Armadura do Cristão", postada abaixo.

Observação: 08 de março é o Dia Internacional da Mulher! É interessante que a EBD faça uma homenagem às mulheres, neste próximo domingo. Caso você ensine em uma classe feminina ou mista, não se esqueça de, no seu planejamento de aula, reservar um tempo para esse momento especial.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dinâmica: A Armadura do Cristão

Objetivo: Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual.

Material: 01 figura de um soldado, quadro, giz ou cartolina.

Procedimento: - Comece perguntando quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escreva as respostas no quadro de giz ou cartolina.
- Agora diga: o cristão também tem as armas para a caminhada cristã. Então, pergunte quais são os elementos que compõem a armadura do cristão. Espera-se que os alunos respondam fazendo referência ao que escrito em Efésios 6. 14 – 18. Observe se está faltando algum elemento e acrescente-o.
- Coloque a figura do soldado no quadro-de-giz.
- Peça para os alunos abrirem a Bíblia em Ef 6. 11 – 18 e faça uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura conforme modelo acima.
- Para concluir, faça uma oração pelos alunos.
Por Sulamita Macedo.