RSS

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lição 10: O Valor da Temperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 10: O Valor da Temperança
Professoras e professores, esta lição vai tratar da fidelidade, temperança e obediência, tendo como exemplo os Recabitas. Faço então as seguintes sugestões para o estudo desses temas:

- Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

- Perguntem para os alunos o que eles sabem sobre os Recabitas, escrevam as respostas numa cartolina, reservem-na e ao final do estudo da lição vocês vão utilizá-la.

- Agora trabalhem os itens II, I e III, nesta ordem.

- Utilizem a dinâmica “Sal da Terra”, postada em 17.02.2010, com o objetivo de promover reflexão sobre o crente como sal da terra.


- Utilizem o texto “Construa sabiamente a casa de sua vida” para refletir sobre a importância da construção da nossa casa espiritual, com ações puras, permanecendo fiel a palavra de Deus, mesmo diante de um mundo pecaminoso.

- Caso julguem necessário, ao estudar sobre a abstinência de bebidas fortes no item II, falem sobre os benefícios do uso suco de uva; pesquisem em http://www.uvibra.com.br/ Vejam parte do texto “Suco de uva é mais nutritivo e benéfico do que o vinho”: “Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias”.


- Sugiro ainda a dinâmica “Você sabe seguir instruções?”.

Observação: Utilizem apenas uma das duas dinâmicas sugeridas, na aula.

- Para concluir, retomem a cartolina utilizada no início da aula e perguntem: E agora, o que sabem sobre os Recabitas? Com certeza o número de informações será bem maior.

Tenha uma excelente aula!!!

Texto de reflexão: Construa sabiamente a casa da sua vida

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.
O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor Desconhecido

Dinâmica: Você sabe seguir instruções?

Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material: 01 cópia da atividade para cada aluno.

Procedimento:
01 – Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
02 – Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade. Há somente uma instrução correta.
03 – Observem as atitudes dos alunos.
04 – Ao final, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
05 Agora trabalhem com os alunos o exemplo dos Recabitas, que decidiram permanecer fiéis a recomendação de Jonadabe.


Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autor desconhecido.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

lição 09: Esperando contra a Esperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 09: Esperando contra a Esperança
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Ao iniciar a aula, façam o que costumeiramente oriento: cumprimentem os alunos. Perguntem como passaram a semana e nessa conversa informal, vocês perceberão quem está precisando de oração ou de uma conversa e até de uma visita.

- Para introduzir o tema da lição, utilizem a sugestão proposta na orientação pedagógica da lição, com uma modificação: ao invés de vocês trabalharem características de uma pessoa sem esperança, enfatizem as características de uma pessoa que tem sua esperança em Deus.


- Depois de estudarem os conteúdos dos itens da lição, sugiro a leitura de uma fábula com o título “Esperança” ou utilizar a dinâmica “A Estrela Verde”, adaptada do texto de reflexão já citado.

Dinâmica: A Estrela Verde

Objetivo: Refletir sobre a esperança diante das adversidades.

Material: texto para oito pessoas, 06 estrelas( 01 branca, 01 prateada, 01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul) e estrelas verdes para cada aluno da classe.


Procedimento:
- Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada uma: 06 pessoas para representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01 para ser o narrador.

- Orientem para a sequencia das falas. Se houver tempo, antes da apresentação, passe a fala de cada personagem.

Narrador: Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:

(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul)

Estrela 1: Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
Narrador: Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra.

(As pessoas com as estrelas saem)

Narrador: Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.

(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção da verde)

Narrador: Por que vocês voltaram? Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.

Estrela 2: Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça...

Narrador: E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.

Narrador: Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou: Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? E um anjo que estava perto respondeu:

Anjo: Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor...

Narrador: Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.

Anjo: É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor.

Narrador: E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
( A Esperança entra e entrega uma estrela verde para cada participante)

Para concluir, leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146.05

Autor Desconhecido
Texto adaptado para dinâmica por Sulamita.

Texto de Reflexão: Esperança

Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, verdes e azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:

"- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens."

"- Assim será feito, respondeu o Senhor. "Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra."

Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.

"- Por que vocês voltaram?" Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.

"- Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça..."

E o Senhor lhes disse:

"- Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece."

Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou:

"- Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? ”

E um anjo que estava perto respondeu:

"- Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor..."
"- Mas que estrela é essa?" Perguntou o Senhor.

"- É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor. E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.”


Autor Desconhecido

"Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146:5

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lição 08 - O Poder da Verdadeira Profecia

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 08 - O Poder da Verdadeira Profecia
Professoras e professores, para esta lição faço as seguintes sugestões:

- Ao iniciar a aula não se esqueçam de fazer o que costumeiramente oriento, porém de grande importância: cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana etc.

- Perguntem para os alunos o que é profeta e qual sua função; com certeza eles facilmente apresentarão as idéias sobre o que vocês solicitaram, tendo em vista que na lição passada este assunto foi abordado.

- Utilizem a dinâmica “Falso ou Verdadeiro”, postada em 12.01, para trabalhar sobre a autenticidade ou não do profeta.

- Vocês se lembram de uma brincadeira de criança chamada telefone sem fio? Esta pode trazer ensinamentos para esta lição, então vejam a dinâmica “Telefone sem fio”.

- Após trabalhar os itens II e III, leiam com os alunos o texto “Eclipse do Sol”, para fazer o fechamento do tema, enfatizando a importância de que o profeta deve transmitir de forma correta o que Deus lhe deu.

Dinâmica: Telefone Sem Fio

Objetivo: Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.

Material: um pequeno texto.

Procedimento:
- Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo: “Jeremias era um profeta de Judá, reino do sul, profetizou no período mais crítico da história de Israel. Nasceu na cidade sacerdotal de Anadote, era filho Hilquias, foi contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias”.

- Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.

- Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.

- Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada, distorcida, errada.

- Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.

- Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve ter as palavras proferidas pelo profeta.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Eclipse do Sol

Capitão ao Sargento-ajudante:
- Sargento! Dando-se amanhã um Eclipse do Sol, determino que a companhia esteja formada, com uniforme de campanha, no campo de exercícios, onde darei explicações em torno do raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se por acaso chover, nada poderá se ver e neste caso fica a companhia dentro do quartel.

Sargento-ajudante ao Sargento:
- Sargento! De ordem de meu capitão, amanhã haverá um Eclipse do Sol, em uniforme de campanha. Toda a companhia terá de estar formada no campo de exercícios, onde meu Capitão dará explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel.

Sargento ao Cabo:
- Cabo, o nosso Capitão fará amanhã um Eclipse do Sol no campo de exercícios. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de campanha, o Capitão dará a explicação necessária, dentro do quartel.

Cabo aos Soldados:
- Soldados, amanhã, para receber o Eclipse do Sol, que dará as explicações necessárias sobre o Capitão, o fenômeno será em uniforme de exercício, isto se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.
Autor desconhecido.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lição 7: O Cuidado com as Ovelhas

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 7: O Cuidado com as Ovelhas
Professoras e professores, faço as seguintes sugestões para esta lição:

- Trabalhem com os alunos quais os deveres do pastor.

- Leiam o texto “Um Assunto Importante”, procurando extrair dele ensinamentos sobre o tema da lição.

- Apresentem para os alunos qual a função e missão dos pastores de Israel: Rei, Sacerdote e Profeta, de preferência em um cartaz ou outro recurso visual.

- Analisem as atitudes de pastores com comportamento negativo na condução do povo de Israel, fazendo uma relação com alguns pastores da atualidade.
- Para finalizar a aula, realizem a dinâmica "O Guia".

Dinâmica: O Guia

Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Material: uma venda

Procedimento: - Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Depois vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Refexão: Um Assunto Importante

O Evangelista D.L. Moody pregava o Evangelho em Chicago. Ao deixar o auditório onde havia dirigido uma reunião, notou um homem escorado em um poste com uma expressão melancólica no rosto. Moody gentilmente colocou a mão sobre o braço do homem e perguntou se ele era cristão. O homem o reconheceu, levantou o punho e gritou furiosamente: “Vá cuidar da sua vida!”
“Desculpe por aborrecê-lo”, respondeu Moody, “mas minha vida é exatamente mostrar às pessoas como podem se livrar da culpa que têm diante de Deus e persuadi-las a crer no Senhor Jesus Cristo”. Então, sentindo que nada mais havia a ser feito no momento, foi embora.
Certa noite, aproximadamente três meses depois, o evangelista foi acordado por alguém batendo à porta da sua casa. “Quem é?”, perguntou, mas não reconheceu o nome da pessoa. “O que deseja?” – “Eu quero tornar-me cristão!”. Quando Moody abriu a porta, se deparou com o homem que havia ficado muito irado com seu testemunho na rua. O visitante se desculpou pela maneira com que reagiria naquela ocasião e reconheceu que sua consciência não lhe havia dado descanso desde então. O Espírito Santo estivera operando no coração daquele homem e agora Moody podia mostrar-lhe o caminho para Cristo.

Fonte: Boa Semente – Compromissos Diários e Meditações Bíblicas - 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia das Mães

Mães! Parabéns pela seu dia.
Meu desejo é que Deus continue dando-lhes sabedoria diante de tão grande e nobre tarefa que Ele lhes confiou. Lembrem-se que vocês são privilegiadas, pois vocês têm o berço da vida!
Com um abraço, Sulamita.

Lição 06: A Soberania e a Autoridade de Deus

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 06: A Soberania e a Autoridade de Deus
Professoras e professores, faço as seguintes sugestões para esta lição:
- Cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana.
- Para introduzir o tema, perguntem se algum aluno já viu ou sabe como trabalha um oleiro. Caso positivo, peçam para que relatem para a turma.
- Em seguida, leiam Jeremias 18.1 – 6 e façam uma relação entre o texto lido e a soberania de Deus.
Observação: Se houver condição de espaço adequado para exibir um filme ou um vídeo de um hino sobre o tema da lição, sugiro este abaixo, disponível em http://www.youtube.com.br/



- Não se esqueçam de contextualizar este tema para a vida do seu aluno. Há várias formas de fazer isto: vocês podem fazê-lo durante a exposição da lição, ler com os alunos o texto “O Bordado” e/ou desenvolver a dinâmica “Papel Amassado”.
- Importante!
Se vocês trabalham com classes compostas por mães, não deixem de homenageá-las neste domingo. Reserve um tempo para isto e entreguem um cartão, um chocolate, uma lembrancinha ou até mesmo realizem a dinâmica “Coisas de Mãe”.

Dinâmica: Coisas de Mãe

Objetivo: Demonstrar cuidado com os “filhos”, através de uma situação simbólica.

Material: o1 bexiga(bola de aniversário) para cada mãe.

Procedimento:- Entregar 01 bexiga para cada mãe logo no início da aula.
- Pedir que encham a bexiga e falar que a bola representa aquele filho que precisa de mais cuidado, mais atenção etc. As mães podem escrever o nome do filho ou filha ou até mesmo desenhá-lo na bola.
- Orientem para que elas cuidem do filho durante a aula, demonstrando carinho, não deixando a bola voar etc. Se vocês julgarem que é muito tempo, estipulem um tempo menor para essa atividade.
- Observar, durante a aula ou o tempo que você deseja, qual ou quais as mães que demonstraram mais cuidado com o "filho".
- Para concluir, vocês podem premiar aquela ou aquelas mães que demonstraram mais carinho com o “filho” ou dar uma salva de palmas.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Papel Amassado

Objetivo: Demonstrar que as experiências de vida nos deixam marcas.
Reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas.

Material: 01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos amassem bastante a folha de papel.
- Solicitem para que abram a folha, desamassando-a o máximo que puderem.
- Agora, perguntem:
Como ficou a folha? Com certeza vão responder que embora tentando desamassá-la não conseguiram tirar as marcas dela.
- Então, falem:
O oleiro trabalha a massa, amassando-a para prepará-la para fazer o objeto que projetou. As situações de vida que passamos também nos deixam marcas, tal qual o que aconteceu com a folha de papel amassada. Mas, lembremo-nos de que estamos nas mãos do oleiro, que sabe o que está fazendo.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Bordado

Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Ela respondia que estava bordando. Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.
Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
- Mãe, o que a senhora está fazendo?
Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, cumpridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada.
Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
- Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho, eu chamo você, coloco-o no meu colo e deixarei que veja o trabalho da minha posição, está bem?
Mas, com toda aquela curiosidade infantil, eu continuava a me perguntar lá de baixo: “Por que ela usa alguns fios de cores escuras e outros claros? Por que eles me parecem tão desordenados e embaraçados? Por que estavam cheios de pontas e nós? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?”
Bem mais tarde, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou:
- Filho, venha aqui e sente-se em meu colo; quero lhe mostrar uma coisa.
É claro que fui correndo, louco para ver a sua obra acabada. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia acreditar! Lá de baixo parecia tão confuso e, agora, vendo de cima, vi uma paisagem maravilhosa! Como podia ser?
Então, minha mãe me disse:
- Filho, vendo de baixo, tudo parece tão confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo...
Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito:
- Pai, o que estás fazendo?
Ele parece responder:
- Estou bordando sua vida, filho.
E eu continuo perguntando;
- Mas está tudo tão confuso, Pai, tudo em desordem... Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros... Por que não são mais brilhantes?
O Pai parece me dizer:
- Meu filho, ocupa-te, descontrai-se, confie em Mim e Eu farei bem o meu trabalho. Um dia colocarei você no meu colo e, então, você vai ver o plano da sua vida da minha posição!
Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está “bordando”...

Autor: Desconhecido