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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lição 01: O Discípulo e a Comunidade

Lição 01: O Discípulo e a Comunidade

- Professoras e professores, ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana. Apresentem os alunos novatos. Deem as boas vindas e falem da importância da presença deles neste tipo de classe.

- Façam uma panorâmica das lições do trimestre, lendo cada título de forma alternada, vocês começam e os alunos leem o próximo.

- Falem  do tema da aula: O Discípulo e a Comunidade. Afirmem que estudaremos sobre a influência positiva do cristão na sociedade. Para isto, indico a dinâmica “Sal da Terra”.

- Também indico o texto “O Desvio”, que proporcionará a reflexão sobre o cuidado que devemos ter quanto a nossas atitudes e relacionamentos. 

Tenham uma excelente aula!
Professoras e professores, preparem-se para ministrar as aulas. Não improvisem. Leiam e estudem a lição.


Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Material: 03 copos transparentes com água, 02 saquinhos com sal, 01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.

Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
 01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

- Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos, leiam:
  “Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.  

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Desvio

Eu e meus irmãos mais novos vivíamos brigando uns com os outros, quando éramos crianças. Teimosos e obstinados, cada qual queria a coisa a seu modo.
Um dia papai levou-nos à estação da estrada de ferro para assistir a chegada de um trem de passageiros. Mal chegamos, ouvimos o apito de um trem de carga que vinha na direção oposta.
- Estão vendo? Disse-nos papai. Dois trens vêm chegando em direções contrárias.
- Que é que vai acontecer? Continuou ele.
Nem respondemos. Deixamo-nos ficar ali, mudos de espanto e de medo, à espera da colisão que julgávamos inevitável.
Mas, com muita rapidez, o trem de carga mudou de direção e entrou em um desvio. O trem de passageiros chegou a estação sem nenhuma dificuldade.
Enquanto os viajantes desciam tranquilamente, papai se voltou para nós e disse:
- Vocês viram? O mesmo sucede às pessoas. Todos nós tentamos seguir em direções diversas, no mesmo leito da estrada que é a vida. E se não usarmos os desvios, podemos esperar por um desastre na certa. Há muitos desvios a nossa disposição, e chamam-se: paciência, amor fraterno, tolerância e bom-senso.
Nunca mais nenhum de nós esqueceu a lição. E todas as vezes que nós estamos na iminência de um choque de opiniões, que geralmente redunda em desagradáveis conseqüências, lembramos daquele desvio do trem e conseguimos, com bons resultados, resolver os problemas.
Autor Desconhecido.

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