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segunda-feira, 28 de maio de 2012

Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 10: Chamado para Testemunhar de Cristo


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem para os alunos do tema da aula: Chamado para Testemunhar.

- Perguntem: O que é ser testemunha?

Aguardem as respostas. Corrijam se necessário. Acrescentem outras informações.

- Leiam Atos 1.8. Depois, perguntem: O que é ser testemunha de Jesus?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que é falar do que se tem experienciado  com Jesus, o Salvador. Depois acrescentem também que uma forma de ser testemunha de Jesus é apresentar-se diante do mundo como  “Luz  e Sal da Terra”.

- Em seguida, utilizem as dinâmicas “Luz do Mundo” e “Sal da Terra”.

-Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Luz do Mundo

Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.

Material: 01 prato  e 01 copo transparentes, 01 vela, água, 01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.

Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo. Apresentem uma vela e falem que ela vai representar o crente.
 -Acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas, ceder a pressão dos colegas para realizar algo inapropriado para o cristão etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
Se não resistirmos aos apelos mundanos, nossa luz será apagada!
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Sal da Terra

Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Material: 03 copos transparentes com água, 02 saquinhos com sal, 01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.

Procedimento:
- Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
 Um  saquinho de sal dentro de um  copo – não retire a embalagem(situação 01);
Um  saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
Um colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Pergunte: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguarde as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
Estamos no mundo, influenciando-o como Sal da terra.
- Após os questionamentos, leiam:
  “Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
- Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra. 
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

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