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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 05: Obadias – O Princípio da Retribuição

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Obadias, o quarto de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Obadias – O Princípio da Retribuição”.


- Introduzam o estudo do tema, procurando entender o significado da palavra “retribuição” e depois sobre “Princípio da Retribuição”.

 Procurem primeiro conhecer o que os alunos já conhecem sobre isto. Escutem atentamente a fala de cada um e, a partir das ideias expostas, formulem conjuntamente um conceito, corrigindo ou acrescentando outras informações.

Vocês podem ainda utilizar alguns ditados populares, para ajudar os alunos no entendimento do tema, tais como:
“Quem semeia vento, colhe tempestade”.
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

- Depois, apresentem a estrutura do livro do profeta Obadias e sua mensagem.

- Falem sobre o princípio da retribuição no livro de Obadias e depois leiam o texto de reflexão “O Eco e a Vida”.

- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sementes”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Recomendação:

Professoras e professores,
No momento de preparação da aula, leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!

Leiam com atenção, este trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer L. Tows:
“Uma professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque aparentemente não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua mestra favorita, uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de pedir ajuda. A professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o meu problema era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria ensinar tudo o que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava listado na revista do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para aprender tudo o que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a Bíblia em seu ritmo. Quando mantive o foco no único conceito realmente importante em cada lição, tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical, mais agradável’.
            Muitos professores confrontam-se com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam transmitir num tempo muito limitado. Como pode um professor de Escola Dominical discorrer sobre tudo o que se encontra no manual do mestre nos trinta ou quarenta minutos que passa realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam a limitar cada lição a uma verdade central. Ensinar um único princípio a cada aula facilita o ensino e o aprendizado. E quando os alunos compreendem um princípio básico, podem supor o restante por si mesmos.
            Um dos primeiros passos ao preparar o plano de aula é identificar uma verdade ou tema central da lição. Se a sua lição não for construída ao redor dessa verdade central, os membros da classe não serão desafiados a aprender. Se tentar comunicar muita coisa numa sala única de aula, os alunos sentir-se-ão sobrecarregados e desestimulados.
            Você só descobrirá a verdade central investindo tempo e energia no estudo da lição. Isso envolve mais do que ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro, você precisa de tempo e lugar definidos dedicados ao preparo das lições. Se possível, estude um pouco a cada dia, em vez de tentar preparar-se apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará tempo para refletir sobre o conteúdo e identificar a verdade central”.

Dinâmica: Sementes

Objetivo: Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.

Material:
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: O Eco e a Vida

Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas. De repente seu filho cai, se machuca e grita:
- Aaaiiiii!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha:
- Aaaiiiii!
Curioso, pergunta:
- Quem é você?
Recebe como resposta:
- Quem é você?
Contrariado, grita:
- Seu covarde!
Escuta como resposta:
- Seu covarde!
 Olha para o pai e pergunta aflito:
- O que é isso?
O pai sorri e fala:
- Meu filho preste atenção.
Então o pai grita em   direção à montanha:
- Eu admiro você!
A voz responde:
- Eu admiro você!
De novo o homem grita:
- Você é um campeão!
A voz responde:
- Você é um campeão!
O menino fica espantado, não entende. Então o pai explica:
- As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a vida. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações. Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração. Sua  vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela. Sua vida não é uma COINCIDÊNCIA, é CONSEQUÊNCIA do que você faz.

Autor Desconhecido.

Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 05:E(fé)sios é a carta da?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: Hoje estamos estudando a 5ª. Carta de um conjunto de 13.  O estudo será sobre a Carta de Paulo aos irmãos da Igreja de Éfeso, com o objetivo de fortalecer a fé e o amor dos efésios, como participantes do corpo de Cristo e edifício, cujo fundamento é Jesus.


- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Edificando sobre a Rocha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Edificando sobre a Rocha

Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa
vida espiritual.

Material:
- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida(postado abaixo).

Procedimento:
1- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor desconhecido.
2-  Perguntem:
Como está a construção da sua vida espiritual?
Sobre qual fundamento está sendo construída?
Como você tem se defendido das ameaças externas e internas, que podem causar danos à construção?
3 – Falem: No livro de Efésios (2. 20 e 21), o apóstolo Paulo  faz referência aos salvos em Cristo, comparando-os a edificação de um edifício, cujo fundamento é Jesus. Leiam os versículos citados.
3 – Depois, coloquem no quadro as figuras, mencionadas no item “material’, uma de cada vez, e perguntem o que elas podem representar na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
4 – Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam em Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”. Muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa casa espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
5 – Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Por Sulamita Macedo.


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 05: Convite de Casamento

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.


- Falem: Já estudamos neste trimestre sobre os sinais que antecedem o Arrebatamento, o Arrebatamento, o Tribunal de Cristo e na aula de hoje sobre as Bodas do Cordeiro.


- Trabalhem o significado da palavra “Bodas” e depois da expressão “Bodas do Cordeiro”.
Bodas: termo usado para festa ou aniversário de casamento.
Bodas do Cordeiro: Festa de casamento de Jesus com sua noiva, a Igreja.

Agora, falem: Esta lição tem o título “Convite de Casamento”, tendo em vista que nós como participantes da Igreja, somos a noiva do Cordeiro.

- Reflitam com os alunos sobre a organização de um casamento, antes, durante e depois da cerimônia. As tarefas realizadas para esta celebração, os detalhes, há um sem fim de pontos previstos e executados para que a festa aconteça a melhor forma possível.

Agora, façam uma relação entre o casamento terreno com as Bodas do Cordeiro, enfatizando a importância da preparação da noiva, a Igreja, para o encontro com o noivo, Jesus.

- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.

- Após o estudo sobre as Bodas do Cordeiro e para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Convite de Casamento

Objetivo: Realizar fechamento do estudo sobre as Bodas do Cordeiro.

Material:
Convites de casamento
01 quadro e  01 cartolina ou 02 cartolinas
01 pincel atômico ou marcador para quadro branco

Procedimento:
- Apresentem para os alunos alguns convites de casamento.
- Peçam para que os alunos leiam e observem com atenção o conteúdo.
- Agora, proponha para que eles confeccionem um convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.
- Escrevam no quadro ou cartolina os principais elementos para este convite. Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:

Nome da noiva e do noivo: Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos aproximadamente
Dia e hora: Ninguém sabe, mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.
Convidados: Os salvos de todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes brancas, linho fino, puro e resplandecente.
Cântico: Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11
Cardápio: Surpresa, mas será servido um jantar.

- Depois, enfatizem a importância da preparação da noiva para este evento tão especial, pois já recebemos o convite para esta festa de casamento.

- Depois, coloquem este convite em local visível. É interessante que os nome da classe e dos professores sejam colocados, para que haja divulgação da produção da turma.  

Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 04: Amós – Justiça Social como Parte da Adoração

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Amós, o terceiro de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Amós – Justiça Social como Parte da Adoração”.

- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?

- Depois, leiam o texto “O Bicho” e analisem a situação retratada neste poema, falando sobre miséria, pobreza, dignidade humana, fome, desemprego, moradia etc na atualidade e no tempo do profeta Amós.

 O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com veracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato
O bicho, meu Deus, era um homem.
Autor: Manoel Bandeira

- Em seguida, escrevam no quadro ou cartolina a expressão INJUSTIÇA SOCIAL.

- Perguntem: Quais as causas das injustiças sociais? As causas de hoje são as mesmas da época do Profeta Amós?
Aguardem as respostas.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva e  participativa .

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Recomendação:

Professoras e professores,
No momento de preparação da aula, leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!

Leiam com atenção, este trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer L. Tows:
“Uma professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque aparentemente não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua mestra favorita, uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de pedir ajuda. A professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o meu problema era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria ensinar tudo o que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava listado na revista do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para aprender tudo o que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a Bíblia em seu ritmo. Quando mantive o foco no único conceito realmente importante em cada lição, tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical, mais agradável’.
            Muitos professores confrontam-se com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam transmitir num tempo muito limitado. Como pode um professor de Escola Dominical discorrer sobre tudo o que se encontra no manual do mestre nos trinta ou quarenta minutos que passa realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam a limitar cada lição a uma verdade central. Ensinar um único princípio a cada aula facilita o ensino e o aprendizado. E quando os alunos compreendem um princípio básico, podem supor o restante por si mesmos.
            Um dos primeiros passos ao preparar o plano de aula é identificar uma verdade ou tema central da lição. Se a sua lição não for construída ao redor dessa verdade central, os membros da classe não serão desafiados a aprender. Se tentar comunicar muita coisa numa sala única de aula, os alunos sentir-se-ão sobrecarregados e desestimulados.
            Você só descobrirá a verdade central investindo tempo e energia no estudo da lição. Isso envolve mais do que ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro, você precisa de tempo e lugar definidos dedicados ao preparo das lições. Se possível, estude um pouco a cada dia, em vez de tentar preparar-se apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará tempo para refletir sobre o conteúdo e identificar a verdade central”.

Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?

Objetivo: Refletir sobre as desigualdades sociais.

Material:
01 rolo de fita crepe ou durex colorido
01 caixa de chocolate

Procedimento:
- Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
- Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
- Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
- Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
- Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e, a grande maioria que sofre injustiça social.
- Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós. Então, vamos começar a analisar o que denuncia este profeta.
- Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição, observando as orientações descritas na orientação pedagógica, pois há outras sugestões.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 04: Confronto Histórico

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o Fruto do Espírito e as Obras da Carne, que são mencionados na carta de Paulo aos Gálatas.

- Solicitem que os alunos abram a Bíblia em Gálatas 5. 22. Leiam o versículo citado e depois trabalhem o significado de cada palavra, observando inicialmente a ideia que os alunos já possuem sobre elas. Depois, se necessário, apresentem o significado do dicionário.
Em seguida façam o mesmo procedimento após a leitura de Gl 5. 19 a 21(obras da carne).
À medida que a leitura dos versículos for realizada, coloquem no quadro  as palavras citadas(digitadas), formando dois grupos antagônicos.


- Depois, falem que há uma batalha constante entre o Espírito e a Carne, conforme lemos em Gl 5. 17. Enfatizem que como cristãos devemos apresentar frutos dignos de arrependimento, e que este confronto entre a natureza espiritual e carnal, pode ser vencida com ajuda do Espírito Santo, oração, vigilância e guardando a Palavra de Deus.

- Durante a aula, oportunizem a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Leiam o texto “A Serpente e o Vaga-lume”, que proporcionará a reflexão sobre a luta do mal contra o cristão, para que ele não seja luz do mundo.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Bagagem”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Texto de Reflexão: A Serpente e o Vaga-lume
Conta a lenda que, uma vez, uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
Fugiu por um dia inteiro e ela não desistia. Dois dias e nada… No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas, já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…
Autoria desconhecida.

Dinâmica: A Bagagem

Objetivo:
Refletir sobre a importância da frutificação espiritual na vida cristã.

Material:
Texto “A Bagagem”(postado abaixo)
01 mala pequena, 01 mala grande
01 malinha bem pequena de plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade, Amor, Raiva,  Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso,  Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso,  Felicidade, Tristeza, Paciência,  Esperança,  coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22)   e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).

Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham uma pessoa para ler o  texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem parte do texto original.

Texto de Reflexão “A Bagagem”
            Quando sua vida começa, você tem  apenas uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À  medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a mala grande)

A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira  esperando, até que seus dias acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que forem mencionadas).
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Ai você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor(As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne,  ao retirar leia cada uma).
             Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois o caminho é Muito, muito longo.
Autoria do texto desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto do Espírito.
4 – Para concluir, entreguem para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus 11. 28 a 30.
Por Sulamita Macedo.

Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 04: O Dia da Prestação de Contas

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema da aula: O Dia da Prestação de Contas.


- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Julgamento”.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Julgamento

Objetivos:
Realizar julgamento de 03 personagens em situação hipotética.
Refletir sobre o julgamento que participaremos no Tribunal de Cristo.

Material: 01 cópia do texto “A História de Marlene” para cada aluno(postada abaixo).

Procedimento:

1 - Distribuam uma cópia do texto para cada aluno.

A História de Marlene

Marlene, Pedro e Paulo são amigos desde a infância. Conhecem-se há muito tempo. Paulo já quis casar com ela, mas recusou, alegando estar namorando Pedro.
Certo dia, Marlene decide visitar Pedro, que morava no outro lado do rio. Chegando ao rio, Marlene solicita a um barqueiro que a transporte para o outro lado. O barqueiro, porém, explica a Marlene ser este trabalho seu único ganha-pão, e pede-lhe certa soma de dinheiro, importância de que Marlene não dispunha.
Ela explica ao barqueiro o seu grande desejo de visitar Pedro, insistindo em que a transporte para o outro lado. Por fim o barqueiro aceita, com a condição de receber em troca um manto que usava.
Marlene hesita e resolve ir consultar um eremita que morava perto. Conta-lhe a história, o seu grande desejo de ver Pedro e o pedido do barqueiro, solicitando, no final, um conselho. Ele Respondeu:
- Compreendo a situação, mas não posso, na atual circunstância, dar-lhe nenhum tipo de conselho. Se quiser, podemos dialogar a respeito, ficando a decisão final por sua conta.
Marlene retorna ao riacho e decide aceitar a última proposta do barqueiro. Atravessa o rio e vai visitar Pedro, onde passa três dias bem feliz.
Na manhã do quarto dia, Pedro recebe um telegrama. Era a oferta de um emprego muito bem remunerado no exterior, coisa que há muito tempo aguardava. Comunica imediatamente a notícia a Marlene, e na mesma hora a abandona.
Marlene cai numa tristeza profunda e resolve dar um passeio, encontrando-se com Paulo a quem conta a razão de sua tristeza. Paulo compadece-se dela, e procura consolá-la.
Depois de certo tempo, Marlene diz a Paulo:
- Sabe que tempos atrás você me pediu em casamento, e eu recusei, porque não o amava bastante, mas hoje penso amá-lo suficientemente para casar com você.
Paulo retrucou:
- É tarde demais, não estou interessado em tomar os restos de outro.
Autoria do texto desconhecida.

2 - Realizem a leitura do texto, anotando no quadro os nomes dos personagens.
3 - Depois, perguntem:
Você concorda com a atitude de Paulo?
Você discorda da atitude de Pedro?
Você acha que Marlene agiu corretamente, quando procurou Pedro?
4 - Aguardem as respostas, certamente haverá discordância, pois o julgamento das atitudes dos personagens depende do ponto de vista dos alunos.
5 - Depois, falem que um dia também seremos julgados, nosso atos serão avaliados por Deus no Tribunal de Cristo, evento esse que acontecerá após o Arrebatamento. Lá haverá somente um padrão de julgamento.
- Agora trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.