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segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 09: O Ministério de Pastor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 09. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Estamos estudando sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o ministério de Apóstolo, Profeta e Evangelista. Hoje, lição 09, vamos aprender sobre o ministério de Pastor.
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
 - Para finalizar a aula, realizem a dinâmica “Ministério Pastoral”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção, professoras e professores da lição de Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Você encontram as orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.

Dinâmica: Ministério Pastoral
Objetivo:
Exemplificar e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar a importância dos colaboradores no ministério pastoral
Material:
Vários objetos de tamanhos  e formas diferentes
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
- Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não haja mais condições por causa da quantidade.
- Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
- Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de  pastor, para que haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem as respostas.
- Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp  2. 19 e 25).
Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Leitura nas aulas da EBD
            Há variadas formas de promover a participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em seguida fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula!  A lição deve ser lida em casa, pelo menos duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade disto que seja de forma esporádica.
            Não é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.
            Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até concluir a leitura do texto por completo.
- Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para realizá-la são necessários alguns cuidados:
. Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto é, sempre do lado direito de quem está lendo.
. Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (? , . !) ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para quando  encontrar outro ponto, e assim por diante até terminar o texto.
. Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
. A leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a tentativa vale a pena.
. Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
- Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos, também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.

A leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição, para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 09: A Ovelha Perdida

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 09. Vejam as sugestões abaixo:
- Utilizem a dinâmica “A Ovelha Perdida”.
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola da Ovelha Perdida.
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 15:4-7:
“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ovelha Perdida
Objetivo: Iniciar o estudo sobre da parábola da Ovelha Perdida.
Material:
Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.

- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.
- Agora, comecem a procurar a ovelha perdida.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a ovelha perdida.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 09: Ultrapassando Fronteiras

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre missões transculturais.
- Iniciem o estudo da lição, procurando organizar as ideias dos alunos sobre o que seja Missão Transcultural.
- Utilizem um mapa e apontem os países ainda não alcançados pelo Evangelho.
- Solicitem aos alunos para escolher apenas 01 país e comecem a pensar em uma viagem de faz de conta para esse lugar.
- Perguntem:
Como deve ser a preparação para a viagem?
Que língua fala este povo?
Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar neste país como missionário?
Quem vai financiar a viagem?
Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Depois, orientem para os alunos realizar a pesquisa na internet e trazer as informações no próximo domingo, inclusive se possível apresentar fotos do país, do seu povo etc.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos na obra missionária.
Material:
01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem uma bola para cada aluno.
- Peçam para encham, deem um nó.
- Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.
- Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
- Então, perguntem:
O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.
- Continuem, perguntando:
Como foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.
- Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
- O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia original desconhecida
Esta versão por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 09: A Política de cada dia

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 09. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem, aplicando a dinâmica “O Voto”.
- Falem que o tema da aula será sobre política.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação do aluno.
Perguntem o que eles entendem sobre o que seja política.
Estabeleçam diferença entre política e politicagem.
Alertem para que eles não se deixem enganar por falsos políticos e suas promessas.
A importância do voto.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Voto
Objetivo:
Exercer o direito ao voto, através da escolha do líder e vice-líder da turma.
Material:
01 caixa de papelão pequena(servirá de urna)
Papéis pequenos para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
- Falem: Vamos escolher um líder e um vice-líder desta turma.
- Peçam para que alguns alunos se candidatem.
- Solicitem para que eles se apresentem para a turma e suas promessas.
- Depois, realizem a escolha do líder e vice-líder através do voto direto e secreto dos alunos.
Apresentem uma urna(uma caixa)
As cédulas de votação
- Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha, usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas candidatos ao cargo.
- Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais aproximada ao do líder.
- Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes.
- Para concluir, falem: Vocês escolheram o líder e vice-líder da turma. Isto é um ato político. E é sobre política o tema da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 09: O Discípulo e o Espírito Santo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –  Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição, colocando no quadro os nomes: Onipotência, Onisciência e Onipresença. Trabalhem sobre a natureza do Espírito Santo(Item I).
- Depois trabalhem o item II, utilizando a dinâmica “Que Símbolo Lembra Você?”
- Quanto ao item III, procurem contextualizar este assunto com a obra realizada pelo Espírito Santo na vida dos alunos, desde que aceitaram a Cristo.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Companheiro e Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Companheiro e Guia
                Lisa Marino tem um treinador particular para manter a boa forma, o qual lhe dá conselhos diários e encorajamento. Mas ela nunca o vê. Como participante de um programa chamado “Prática da Vida”, Lisa começa cada dia enviando um relatório de sua dieta, exercícios, sono e estresse para uma página da Internet. Mais tarde, ela recebe uma resposta por email, de seu treinador. Ela diz que o registro diário ajuda-a a permanecer correta e focalizar-se em seus objetivos.
                Como cristãos, conhecemos a experiência maravilhosa de ter o Espírito Santo como nosso companheiro e guia – mesmo que não possamos vê-LO.
                Jesus prometeu aos Seus discípulos de que quando Ele deixasse a terra, iria enviar alguém que estivesse entre eles. “Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei”(João 16.7).
                A palavra traduzida por “Auxiliador” ou “Consolador” significa: “chamado para estar ao seu lado ou lhe ajudar”. O erudito da Bíblia W.E. Vine, diz que isto significa alguém que pode ser para nós o que Cristo foi para os Seus discípulos.

                Por meio dos Seus olhos invisíveis, o Espírito Santo está conosco todos os dias, assim como Jesus caminhou com os Seus discípulos na terra. Ele nos mantêm honestos, focalizados e encorajados, de forma que nós também podemos glorificar a Cristo. David Mc Casteland Fonte:Nosso Pão Diário 
Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 09: O Discípulo e o Louvor

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Louvor
- Comecem o estudo, procurando definir a palavra LOUVOR. Para tanto, solicitem aos alunos que expressem suas opiniões. Aguardem as respostas e depois formulem uma definição coletiva. Em seguida, apresentem a conceituação fornecida na lição. E compare-as.
- Perguntem:
Por que louvar a Deus?
Quais os benefícios do louvor a Deus?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo dos itens restantes da lição.
- Leiam o texto “O Que está na sua boca?”
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Escritores em Ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Escritores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre louvor, com uma atividade prática.
Material:
Bíblia – Salmo 9
Quadro ou cartolina
Pincel atômico ou marcador para quadro branco.
Procedimento:
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento do louvor, como:
Abrir seu coração (V1)
Lembrar do que Deus fez  (V2)
Alegrar-se e louvar  (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16).
- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para louvar a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O que está na sua boca?
                Os peritos em comunicação afirmam que uma pessoa comum fala, em média, o suficiente para preencher 20 páginas datilografadas todos os dias. Isso significa que nossas bocas falam palavras que podem formar dois livros de 300 páginas a cada mês, 24 livros cada ano e 1.200 em 50 anos de fala.
                Graças ao telefone, correio de voz, conversas face a face, as palavras compõem grande parte das nossas vidas. Por isso, são tão importantes os tipos de palavras que usamos.
                A boca do salmista estava repleta de louvor, quando escreveu o Salmo 126. O Senhor havia feito grandes coisas por ele e pelo seu povo. Até os povos ao seu redor perceberam isso. Ao relembrar as bênçãos de Deus, ele disse: “Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria”(v 2).
                Que palavras você teria usado no versículo 3, se tivesse escrito um salmo? Quantas vezes nossa atitude parece ser assim:
                “O Senhor fez coisas grandiosas por mim e eu – não me lembro de nenhuma delas agora, me pergunto o que Ele vai fazer depois disso por mim, preciso muito mais”.
                Ou você pode terminar a frase dizendo: “E eu O louvo e Lhe agradeço pela Sua bondade”? Ao recordar-se das bênçãos de Deus hoje, expresse-as em palavras de louvor a Ele.    AMC   Fonte: Nosso Andar Diário