Adolescentes: O Amor na Vida Cristã
Lição 07: O amor é doadorProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor é doador, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Dízimo”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dízimo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dízimo.
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
Procedimento:
Antes da aula:
- Dividam as 03 cartolinas em várias partes, como se
fosse uma tabela, utilizando um pincel atômico.
Durante a aula:
- Apresentem uma cartolina para a turma.
- Falem: Vocês estão vendo que esta cartolina está
dividida em várias partes. Vamos supor que isto represente hipoteticamente tudo
que você ganha, isto é, seu salário.
- Dividam a turma em 03 grupos e solicitem que
preencham cada parte da tabela com aquilo que se gasta com o dinheiro recebido
mensalmente.
Depois, forneçam as seguintes orientações, para cada
grupo, sem que os demais saibam:
Para o grupo 01: peçam para que coloquem a palavra
dízimo no 1º quadrado.
Para o grupo 02: peçam para que coloquem a palavra
dízimo no último quadrado.
Para o grupo 03: peçam para que não coloquem a palavra
dízimo.
- Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para a
atividade.
- Em seguida, peçam para que cada grupo apresente, de
forma objetiva, a tabela preenchida.
- Depois, analisem com os alunos os 03 tipos de
comportamento do cristão com seu salário, os gastos e o dízimo.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário