Discipulando – 4º Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 07: Sobre a vingança e o amor
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Sobre a vingança e o
amor, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar
o tema da aula, utilizem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo:
Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada aluno, confeccionado de cartolina ou outro material
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando
de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga,
sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração,
afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de
comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com
tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu
coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência,
suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração
mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno,
representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos
reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos
outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto
todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o
coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os
outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo
para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente,
nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre
si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando
as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.


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