Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias
Lição 07: Uma
Promessa De Restauração
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Uma Promessa De
Restauração, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para contextualizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Passos para a restuaração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Passos para a restuaração
Objetivo:
Contextualizar
o tema da aula com a vida dos alunos.
Figuras
do contorno de pés humanos(ver quantidade no procedimento)
01
quadro branco
01
marcador para quadro branco
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Falem: Acabamos de estudar sobre a promessa de restauração para o povo de Judá.
- Perguntem aos alunos: Quais foram os passos que o povo de Judá realizou para alcançar a promessa de restauração?
Aguardem
as respostas dos alunos.
Espera-se
que eles apontem a oração, gratidão e o arrependimento. Elas representam ação(orar,
agradecer e arrepende-se).
Escrevam
as respostas em 03 figuras de pés, uma em cada pé.
-
Falem: Para a nossa vitória diante das lutas que enfrentamos é necessário agir.
Para
isso, precisamos dar vários passos nesta direção.
-
Apresentem as figuras do contorno de vários pés humanos.
-
Perguntem: quais devem ser os passos que precisam ser dados para alcançar a
vitória?
Aguardem
as respostas.
Podem
ser citadas: fé, comunhão com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, leitura
bíblica, perseverança, gratidão etc.
Escrevam
cada palavra em 01 figura do pé.
A
quantidade de figuras dos pés vai depender do número de palavras citadas.
Coloquem
estes pés com os nomes escritos no piso formando um caminho.
-
Peçam para que os alunos observem o caminho formado e reflitam sobre o que
precisar ser feito ou continuar perseverando no propósito antes firmado.
Agora,
para representar a atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo
caminho.
Para
concluir, leiam:
“...
Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a
esquerda”(Isaías 30:21b).
Por
Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário