RSS

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Jovens: Exortação, Arrependimento e Esperança – O Ministério Profético de Jeremias

Lição 07: Uma Promessa De Restauração

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Uma Promessa De Restauração, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para contextualizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Passos para a restuaração”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Passos para a restuaração 

Objetivo:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.

Material:

Figuras do contorno de pés humanos(ver quantidade no procedimento)

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

01 pincel atômico

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar sobre a promessa de restauração para o povo de Judá.

- Perguntem aos alunos: Quais foram os passos que o povo de Judá realizou para alcançar a promessa de restauração?

Aguardem as respostas dos alunos.

Espera-se que eles apontem a oração, gratidão e o arrependimento. Elas representam ação(orar, agradecer e arrepende-se).

Escrevam as respostas em 03 figuras de pés, uma em cada pé.

- Falem: Para a nossa vitória diante das lutas que enfrentamos é necessário agir.

Para isso, precisamos dar vários passos nesta direção.

- Apresentem as figuras do contorno de vários pés humanos.

- Perguntem: quais devem ser os passos que precisam ser dados para alcançar a vitória?

Aguardem as respostas.

Podem ser citadas: fé, comunhão com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, leitura bíblica, perseverança, gratidão etc.

Escrevam cada palavra em 01 figura do pé.

A quantidade de figuras dos pés vai depender do número de palavras citadas.

Coloquem estes pés com os nomes escritos no piso formando um caminho.

- Peçam para que os alunos observem o caminho formado e reflitam sobre o que precisar ser feito ou continuar perseverando no propósito antes firmado.

Agora, para representar a atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo caminho.

Para concluir, leiam:

“... Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”(Isaías 30:21b).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: