Juvenis: Andando em Amor
Lição 07: O amor não é invejoso
Professoras e professores,
observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor não é invejoso ,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Inveja - um
sentimento perigoso”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inveja - um sentimento perigoso
Objetivo:
Estudar sobre a inveja e o perigo deste sentimento.
Um ramo
Uma figura de sol
Flores
Folhas secas
Um saco
Sementes
Procedimento:
1 - Leiam com os alunos o texto “A inveja do Pequeno
Ramo”(postado abaixo), para que os alunos entendam o que vão fazer.
2 - Agora, após a leitura, façam uma encenação deste
texto. Para isto, vocês precisam observar as seguintes orientações:
O narrador deve ser o professor.
Escolher um aluno para ser o pequeno ramo, entregar
para ele um ramo verde e folhas secas.
Escolher um aluno para ser o jardineiro e outra pessoa
para ser a filha; o jardineiro entra com um saco no bolso.
Observar as orientações em itálico e entre parênteses
para os alunos realizarem.
A inveja do Pequeno Ramo
Era uma vez um pequeno ramo. O pequeno ramo estava no
topo de uma montanha. A montanha mais bela e alta da floresta, do lado da casa
de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo era feliz com seus outros amigos
ramos ali(todos os alunos devem ficar agachados deste o início da leitura).
Então o tempo foi passando, e a chuva caía(os alunos
devem dizer chuá chuá), e o sol nascia(um aluno deve mostrar o sol). E todos os
ramos começaram a crescer(os alunos devem se levantar). Os amigos do pequeno
ramo, agora já não eram mais ramos, e sim, botões de flor(os alunos mostram as
flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos amigos, e resolveu parar seu trabalho
de crescimento para observá-los.
Então se passou mais um tempo e os amigos do pequeno
ramo já viraram canteiros de rosa. E nada do pequeno ramo crescer(o aluno
pequeno ramo deve permanecer abaixado). Mas dessa vez, o pequeno ramo não ficou
feliz pelos amigos. Ele ficou triste(fazer cara de pessoa triste). Ficou triste
e chateado porque seus amigos estavam crescendo e ficando mais bonitos do que
ele, simples mato amarelado.
Os amigos do pequeno ramo já eram grandes arbustos e o
pequeno ramo estava tão triste de ver seus amigos tão grandes, que ele resolveu
ser a praga que estragava a beleza dos grandes arbustos florais.
Agora, os arbustos deixaram cair sementes(os alunos
jogam sementes pelo chão), que se multiplicaram, e que formaram um jardim. E
cada vez mais, o pequeno ramo tentava estragar a beleza do jardim, se
alastrando por todo o gramado.
Chegou um dia que ele ficou tão triste, mas tão triste
por causa dos amigos, que resolveu se transformar em uma verdadeira praga
parasita, e começou a influenciar os amigos a deixar de produzir aquelas flores
tão belas, para que fossem apenas simples arbustos, e o lugar iria ficar mais
bonito.
- Simplicidade, meus colegas, simplicidade. Ele os
enganava.
Alguns caíam em sua conversa, outros não.
Até que um dia veio o jardineiro daquele lugar, com a
filha pequena(o aluno jardineiro e a filha entram). A menina adorou as
roseiras. Mas ela notou que havia um matinho chato as enforcando(a menina fica
olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai arrancar o que estava
estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza, com seu coração todo
mole pelas rosas.
Então o pequeno ramo foi arrancado(o aluno pequeno
ramo sai, puxado pelo braço). E só o que sobrou dele, foram suas folhas secas
imundas, que o jardineiro recolheu(o aluno jardineiro apanha as folhas secas e
coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma praga inconveniente, e causado
um sorriso a mais no rosto da pequena filha. (Autoria desconhecida)
3 – Depois, analisem com os alunos sobre as
consequências da inveja do pequeno ramo.
4 – Em seguida, falem sobre a inveja dos irmãos de
José(personagem bíblico); leiam Gn 37. 5 a 11 e se possível apresentem figuras
que ilustrem esta narrativa.
Vocês podem conseguir as figuras no departamento
infantil da igreja. Pelo fato de mostrar figuras, isto não quer dizer que é
algo infantil, pois depende do enfoque dado pelo professor para os alunos
juvenis.
5 – Depois, leiam Gn 49.22 “José é um ramo frutífero,
ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro”
Em seguida, façam uma comparação entre José, um ramo
frutífero, com o ramo do texto que não cresceu, estabelecendo diferenças entre
eles sobre a inveja, um que foi invejado e o que aconteceu com os irmãos
invejosos e o pequeno ramo que invejava seus amigos ramos que cresceram e ele
não.
Por Sulamita Macedo.




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