RSS

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dinâmica: Meu nome é...

Objetivos:
- Promover socialização dos alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado e/ou algo relacionado à escolha dele.
- Oportunizar a expressão de sentimentos.
- Refletir sobre a escolha de nomes.

Material: lista nominal com os significados dos nomes dos alunos.

Procedimento:

1 - Fale do significado do nome de Jeremias.

2 - Pergunte se os alunos sabem o significado dos seus nomes. Aqueles que sabem, peça para que digam para a classe.

3 - Agora, faça uma surpresa para os demais, apresentando o significado de cada nome. Se preferir, forneça-o num pedaço de papel ofício, como no exemplo: JEREMIAS - Sublime é Deus/Deus exalta.

4 - Para aqueles nomes que você não encontrar o significado, pergunte para o aluno quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
Observações:

-Algumas pessoas, nesse momento, se emocionam por lembrarem-se de entes queridos que já partiram ou mesmo por recordarem-se da infância e até de apelidos.

- Caso essa dinâmica seja executada num momento especial, com bastante tempo disponível, você pode estender a pergunta para todos os alunos.

- Sugiro que você procure o significado dos nomes em livro específico e em sites da Internet.

5 - Para concluir, lembre aos alunos que no futuro receberemos um novo nome. Leia Ap 2. 17: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: