RSS

terça-feira, 1 de março de 2011

Dinâmica: Quem é você?


Objetivos
- Refletir sobre a importância da mulher diante dos múltiplos papéis que executa nos mais variados setores da sociedade.
- Refletir sobre a valorização da mulher.
- Refletir sobre a importância da auto-estima.

Material: 01 espelho dentro de 01 caixa fechada.

Procedimento:
- Falem para as alunas, mostrando a caixa fechada: “Aqui dentro tem uma foto de uma pessoa muito importante”.
- Solicitem para que cada aluna abra a caixa e olhe para a “foto”, isto é, a imagem dela refletida no espelho. Peçam para que não revelem a identidade da pessoa e que há um espelho ao invés de uma foto.
 - Depois disto, peçam para que elas digam características da pessoa da “foto”. Com certeza as respostas serão bem diferentes, pois cada uma vai falar de suas próprias características.
- Então, perguntem: Afinal, quem é a pessoa da “foto”? Aguardem as respostas. Espera-se que elas digam que se refere à mulher, com as mais variadas características: alta,baixa, magra, fofinha, extrovertida, ,calma, alegre, trabalhadora, amorosa etc.

-  Certamente aparecerão também características de pouca valorização de si mesma devido a baixa auto-estima. Então, leiam  Lucas 13. 10 ao 13, texto no qual encontramos a cura de uma mulher que era encurvada.
- Falem: Vocês, imaginem como era incômodo para esta mulher viver desta forma, peçam então para alguém da classe ficar encurvado por alguns momentos. Falem da dificuldade dessa mulher em enxergar  o que a cercava e também sua condição como pessoa, como mulher enfrentando tal problema. Mas, algo maravilhoso aconteceu que ela ficou curada e passou a ter uma visão diferente de si mesma e das coisas do seu entorno.Solicitem que a pessoa da classe volte a posição normal e perguntem como se sentiu, ficando encurvada.
- Agora, perguntem : Quem é você, hoje? Mulher Encurvada diante de sua situação ou Mulher de cabeça erguida mesmo enfrentando problemas?
- Continuem, falando: Muitas mulheres podem estar passando por situação semelhante, mas lembrem-se que a “foto” que você viu de si mesma, é feitura das mãos de Deus, valorizada por Ele. Então, levante a cabeça, mude a visão que tem de si mesma e da situação que a cerca.
- Falem:  No dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Hoje, estamos aqui homenageando-a.
- Para finalizar, presenteiem as alunas com um espelho pequeno ( se houver condições).
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

4 comentários:

neuza disse...

glorifiquei a Deus pelo talento que há em ti,e gostei tambem muito da dinamica!

que o senhor continue te usando como instrumento afinado nas maos Dele!

fique na paz do Senhor!

Sulamita disse...

Neusa, obrigada pela visita ao blog. Obrigada pelo carinho e pelas palavras de incentivo.

Unknown disse...

Querida irmã que a paz do senhor esteja sempre contigo e continue inspirando cada dia sua mente amei a dinamica e ja comprei os espelhos para classe Sara aqui em vila medeiros louo a Deus pela sua vida.

Sulamita disse...

Dina, parabéns pela iniciativa!Obrigada pela visita ao blog.