RSS

terça-feira, 8 de março de 2011

Texto de Reflexão: Assembléia na Carpintaria


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de grupo de ferramentas para acertar as diferenças. O martelo assumiu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
O motivo? Fazia demasiado barulho; além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir fazer alguma coisa.
           Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
          A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que media os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.
           Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso e o serrote e outras ferramentas. Após algumas horas de trabalho uma rústica madeira se converteu num fino móvel.
          Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes”.
           A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma verdadeira equipe, feliz, unida, capaz de produzir móveis finos, de excelente qualidade.
Autor Desconhecido

6 comentários:

Esli de Souza disse...

Irmã Sulamita,

Os textos de reflexão e as dinâmicas sugeridas, são excelentes e têm contribuído muitíssimo para fixação da aprendizagem.
Eu e minha espôsa, somos professores de EBD e aproveitamos suas dicas em nossas aulas. Fazem o maior sucesso.
Nossas classes têm mais de 100 alunos cada. Sabemos que, didaticamente, turmas desse porte não são recomendáveis, mas temos os recursos necessários para desenvolvermos uma boa aula, como sistema de som e equipamento de multimídia, além disso, nossos alunos não concordam em dividir as classes.
Que Deus te abençoe e continue com este trabalho que o seu galardão será grande.
Paz do Senhor.
Esli e Edenilda
Assembléia de Deus Vila Americana, Curitiba PR

Unknown disse...

Muito bom texto, minha querida.
Obrigada por nos auxiliar neste trabalho!
Um abraço.

Sulamita disse...

Andrea, eu que agradeço por sua visita ao blog.

SL disse...

Querida Sulamita!
Muito bom o seu blog.
Em relação à postagem acerca das ferramentas do carpinteiro, aprendemos com esse artigo que todos temos uma importância grande para Deus.
Um abraço
Cabo Verde - ÁFRICA

Unknown disse...

Glória a Deus por tamanha sabedoria, glorifico ao Senhor por ti. Deus continue a te abençoar. Estou chegando agora no aprendizado por aqui. Abraços amada.

Unknown disse...

Glória a Deus por tamanha sabedoria, glorifico ao Senhor por ti. Deus continue a te abençoar. Estou chegando agora no aprendizado por aqui. Abraços amada.