RSS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo
Lição 08: Antenados

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Trabalhem o tema da aula, utilizando a dinâmica “Tô Ligado!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo: Trabalhar a importância de estar antenado com o mundo de forma reflexiva e consciente.
Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: Informações, Moda, Gíria, Tribos Urbanas, Points, Leitura
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
- Cortem 06 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado com as palavras “Informações, Moda, Gíria, Tribos Urbanas, Points, Leitura” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 6 barbantes para 06 alunos.
- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Parece óbvio agente imaginar que os alunos sabem o tema da aula, mas há alunos que não possuem lição ou até possuem, mas não leram. Sendo assim, é cabível esta pergunta inicial.
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da aula será sobre a importância de ter conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo, nas mais diversas áreas.
- Então peçam para que os 6 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas.
- Perguntem:
Quais os acontecimentos que ocorreram nesta semana que passou?
Façam uma listagem daquilo que os alunos apontarem e depois procurem agrupar os fatos por área(economia, esporte, lazer, saúde, moda etc).
- Perguntem: Através de quais meios vocês tomaram conhecimento destes fatos ou assuntos?
Aproveitem e falem sobre os lugares de encontro para as conversas, como também os variados grupos que se formam e ainda sobre as gírias utilizadas e o tipo de roupas utilizadas por determinadas tribos.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...”
Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal... estava atras de uma dinamica assim.

Sulamita disse...

Anônimo, que bom que você encontrou o que procurava aqui no blog. Faça bom proveito!