RSS

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança
Lição 01: Deus Dá a sua Lei ao Povo de Israel

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apontem os seguintes pontos:
- Tema: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança
- Capa:
Figura de 02 tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos
O que isto tem a ver com o tema?
Refere-se ao recebimento das tábuas da lei por Moisés no monte Sinai.
- Comentarista: Pastor Esequias Soares
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Peçam que os alunos leiam os 10 mandamentos contidos na capa da revista.
Depois, falem que cada mandamento será estudado em 01 lição, fazendo assim a soma de 10 lições. Em seguida, para completar o conjunto de 13, leiam o título da lição 01, 02 e 13.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem um mapa da saída do povo judeu do Egito até o monte Sinai.
- Façam um breve resumo sobre a permanência do povo de Israel no Sinai e o recebimento das tábuas da Pedra contendo os 10 Mandamentos.
- Depois, falem sobre os pontos apresentados na lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Dez Mandamentos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dez mandamentos
Objetivo: Refletir sobre a prática dos 10 mandamentos.
Material:
01 caneta para cada aluno
01 pincel atômico
Procedimento:
- Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
- Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 destes mandamentos nos dedos de sua mão direita ou esquerda ou se preferir peçam para que desenhem uma de suas mãos e escrevam em cada dedo um dos 10 mandamentos.
Falem que eles não podem olhar para a figura da capa da lição nem consultar a Bíblia.
- Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um escreveu nos dedos da mão.
 À medida que eles vão falando, vocês devem colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a importância de cada um deles para o povo de Israel e para nós como valores do reino de Deus.
- Para finalizar, perguntem: O que pode representar a escrita dos mandamentos nos dedos da mão?
Aguardem as respostas.
- Enfatizem que “mãos” nos remete a atividade, neste caso a ação que devemos ter diante da prática dos mandamentos.

Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Luiz Henrique de Almeida Silva disse...

Veja a mais provável rota do Êxodo e porque. http://tempodofim2.tripod.com/Exodo.htm

Sulamita disse...

Luiz Henrique, muito obrigada por sua visita ao blog.

Agradeço também pela informação da rota mais provável do Êxodo.