Lição
08: Relacionando-se com a família
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Relacionando-se com a família.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Convivência em Revisão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em
Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há
vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de
nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que
servem. Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir
ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes
objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar
seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar
a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que
executamos.
Lixa:
Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir
espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras
de desavenças.
Cotonete:
Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um
breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos
membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário