RSS

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Adultos: O Governo divino em mãos humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel
Lição 01: Conhecendo os Dois livros de Samuel
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: O Governo divino em mãos humanas – Liderança do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel.
- Capa:
O que vemos?
Uma coroa e um livro fechado.
O que a figura tem a ver com o tema?
A coroação de homens para reinar sobre Israel, que estudaremos ao abrir os livros de I e II Samuel.
- Comentarista: Pastor Osiel Gomes
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre:
Leiam alternadamente os títulos. A metade da turma lê as lições de números ímpares e a outra parte, os pares.
07 – Agora, trabalhem a lição 01:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo os Dois livros de Samuel.
- Ao falar que os dois de livros de Samuel são históricos, aproveitem e apresentem a classificação dos livros do Antigo Testamento.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Faça o que seu Mestre mandar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar
Objetivos:
Refletir sobre a obediência a Deus e a sua palavra.
Destacar que a desobediência do povo de Israel gerou consequências negativas.

Material: Uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o ensinamento da Palavra de Deus e obedecê-lo.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que o povo de Israel foi desobediente aos mandamentos de Deus.
Ideia original desconhecida do uso de uma venda em dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: