Lição
12: A Bíblia ensina a respeitar as
autoridades
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se
aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal
para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a respeitar as autoridades.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Autoridade é...”
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A autoridade é...
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que é autoridade e o
respeito a ela.
Material:
04
pedaços de papel ofício(cada pedaço com uma pergunta – ver no procedimento)
01
garrafa
Procedimento:
-
Organizar os alunos em círculo.
-
Entregar 04 papéis para 04 alunos, isto é, um papel para cada um dos 4 alunos,
contendo 01 das perguntas abaixo:
Quais
são as autoridades em casa?
Quais
são as autoridades na escola?
Quais
são as autoridades na igreja?
Quais
são as autoridades na sociedade?
-
Entregar 01 garrafa para um dos 4 alunos que estão com as perguntas.
Oriente
para que leia a pergunta e gire a garrafa, quando ela parar o gargalo vai
apontar para alguém do círculo que deverá responder a pergunta feita pelo
colega.
-
Em seguida, os outros 03 alunos vão realizar a mesma ação.
As
respostas devem ser escritas no quadro ou cartolina, vejam estes exemplos:
Quais
são as autoridades em casa: os pais, os avós, os tios
Quais
são as autoridades na escola: os professores, os diretores
Quais
são as autoridades na igreja: os pastores, professores de EBD
-
Quando todas as perguntas forem respondidas, falem estas são as autoridades que
vocês têm em diversas locais.
-
Perguntem:
O
que vocês mudariam nas atitudes destas autoridades e por quê?
Aguardem
as respostas. Depois reflitam sobre elas.
-
Depois, falem que as autoridades seguem orientações, regras e leis que podem
trazer desconforto em algum momento, que as vezes fica difícil respeitá-las. É
sobre este assunto que vamos estudar na lição de hoje.
-
Falem: Então, vamos começar o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida do uso da garrafa em dinâmicas.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário