RSS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Jovens: Jesus Cristo – Filho do Homem, Filho de Deus
Lição 05: Os Títulos de Jesus Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os Títulos de Jesus Cristo.
- Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “Títulos de Jesus”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Os Títulos de Jesus          
Objetivos:
- Introduzir o estudo sobre os títulos de Jesus.
- Promover socialização dos alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado e/ou algo relacionado à escolha dele.
Material:
Lista nominal com os significados dos nomes dos alunos.
Expressões digitadas: Filho do Homem, Filho de Davi e Messias.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Em seguida, peçam para que um voluntariamente fale os nomes de todos colegas.
Se ninguém se voluntariar, indique um para começar.
- Neste momento, observem os nomes que serão falados, pois podem aparecer também apelidos.
Peçam para que pelo menos 03 alunos façam isto(dizer nome dos colegas). Isto servirá para perceber o grau de relacionamento entre eles.
Se não for mencionado nenhum apelido, perguntem se algum deles são chamados por apelidos, na família, na igreja, no trabalho, na escola, na faculdade.
Certamente, haverá menção de apelidos.
- Falem os nomes são importantes. Mas, muitas vezes, os apelidos aparecem e podem trazer características positivas e negativas.
- Depois, pergunte se os alunos sabem o significado dos seus nomes. Aqueles que sabem, peça para que digam para a classe.
- Agora, faça uma surpresa para os demais, apresentando o significado de cada nome.
Sugiro que você procure o significado dos nomes em livro específico e em sites da Internet.
- Para aqueles nomes que você não encontrar o significado, pergunte para o aluno quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
- Para concluir, falem que Jesus também era conhecido por outros nomes, como: Filho do Homem, Filho de Davi e Messias(neste momento apresentem estas expressões digitadas). E é sobre isto a lição de hoje. Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: