RSS

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas

Lição 01: Conhecendo os Profetas Maiores

Professoras e professores, observem estas orientações:        

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Conhecendo os Profetas Maiores. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmicaAntigo Testamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Antigo Testamento

Objetivos: 

Conhecer a classificação dos 39 livros do Antigo Testamento.

Introduzir o estudo sobre os Profetas Maiores

Material:

Bíblias dos alunos

04 caixas

Nomes digitados(ver no procedimento)

01 quadro branco

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Apresentem para os alunos 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:

Pentateuco

Históricos

Poéticos

Proféticos

Dentro da caixa do Pentateuco: Gênesis a Deuteronômio

Dentro da caixa dos Históricos: Josué a Ester

Dentro da caixa dos Poéticos: Jó a Cantares de Salomão

Dentro da caixa dos Proféticos: Isaías a Daniel(Profetas Maiores), Oseias a Malaquias(Profetas Menores)

- Falem: Estamos agora estudando sobre os livros que compõem o Antigo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).

- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?

- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.

Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.

Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.

Aguardem que os alunos realizem esta atividade.

- Em seguida, retirem de dentro da caixa dos livros proféticos os nomes dos Profetas Maiores e coloquem no quadro e falem que é sobre estes livros o estudo da aula de hoje. Vamos começar?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: