Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 04:
O Corpo como Templo do Espírito Santo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O Corpo como Templo do
Espírito Santo, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Morada de
Deus e templo do Espírito Santo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Morada de Deus e templo do Espírito Santo
Objetivo:
Enfatizar que o cristão é morada de Deus e templo do Espírito Santo.
Material:
01
vaso de barro pequeno
01
caixa revestida com papel dourado
¼
de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
-
Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
-
Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as
pessoas, a humanidade.
Observação:
dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
-
Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado,
o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O
homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu
grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há
dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que
aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Os
que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa
dourada dentro do vaso).
Leiam:
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder
seja de Deus, e não de nós”(2 Coríntios 4:7).
Falem
também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando
em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.
-
Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra para
ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Habitação de
Deus e templo do Espírito Santo.
-
Concluam, lendo:
“Ou
não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós,
proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”(1 Coríntios 6:19).
“No
qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em
Espírito”(Efésios 2:22).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário