RSS

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lição 01 - Jeremias, o Profeta da Esperança

Jovens e Adultos - Jeremias: Esperança em tempos de crise
Lição 01 - Jeremias, o Profeta da Esperança
Professoras e professores, estamos iniciando o 2º. Trimestre/2010 com o tema “Jeremias – Esperança em tempos difíceis”. Faço então algumas sugestões para a panorâmica das lições e para a lição 01.

1 - Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

2 – Comecem a fazer a panorâmica do trimestre, que deve ter a duração de 10 a 15 minutos aproximadamente. Então falem sobre:

TEMA: Apresentem o tema “Jeremias – Esperança em tempos difíceis”.

COMENTARISTA: Sobre o comentarista da lição, vocês encontram na interação da lição 01, quem ele é. Apresentem para os alunos um retrato do Pastor Claudionor de Andrade, que poderá ser encontrado na Revista Ensinador Cristão número 13.

CAPA: Peçam para que os alunos observem a capa da lição e perguntem: O que vemos? O que tem a ver a ver com o tema? Por que a árvore está em evidência? Que tipo de árvore é esta?

Observem as respostas dos alunos e acrescente: a árvore, certamente é a amendoeira, tendo em vista o que está escrito em Jr 1.11: “Ainda veio a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira”.

Vocês podem apresentar imagens de amendoeira, como estas baixo, a da flor branca e da rosa.











APRESENTAÇÃO DAS 13 LIÇÕES: Para apresentação dos temas das 13 lições, vocês podem proceder da seguinte forma: o aluno ler o título da lição e a palavra chave. Caso vocês achem que os alunos ainda tenham adquirido as revistas, é interessante que vocês digitem o título e a palavra chave, para facilitar essa apresentação.
3 – Agora, introduzam a lição 01 – Jeremias, o profeta da Esperança
- A Orientação Pedagógica desta lição, sugere a reprodução do esquema sobre a biografia de Jeremias. Vocês poderão utilizá-lo conforme a sugestão da revista ou organizando outro material com mais informações sobre o personagem em estudo.
- Aproveitando a idéia de biografia, que tal organizar a biografia dos alunos, através da dinâmica: “O Livro da Vida”? (postada abaixo).
- Para trabalhar o Item II – A Vocação de Jeremias, sugiro que trabalhem sobre a escolha de uma profissão, escolha de um curso e as atividades exercidas ou a serem executadas na igreja etc. Esta sugestão é para a classe de jovens, podendo se estender para a classe dos senhores, senhoras e de casais, nas quais poderão estar os pais e mães dos jovens.

- Trabalhem com os alunos o significado do nome de Jeremias e aproveitem para trabalhar o significado do nome de cada aluno, através da dinâmica “Meu nome é...”, ou escolha outro momento que julgar conveniente, como um encontro extra EBD etc.

4 comentários:

Eduardo Sousa disse...

Minha irmã, queria lhe parabenizar pelo ótimo blog e desejar vida longa ao blog. Continue e nunca desista. Já estou lhe seguindo e aproveito para visitar o nosso blog http://ensinadorcristao.blogspot.com

elianapenna.blogspot.com disse...

Oi irmã abençoada... Achei o seu blog e amei .Estou seguindo vc como liana penna.Sou de São Lourenço, sul de Minas e, muito tem me ajudado suas aulas.Visite meu blog: elianapenna.blogspot.com ficarei contente. Deus abençõe vc . Graça e paz eliana

Antonio Aquino disse...

A PAZ DO SENHOR, MINHA AMADA.
OLHA SOU GRATO A DEUS POR TUA VIDA,DESCUBRI ESTE ABENÇOADO TRABALHO Q A SENHORA ESTÁ A FAZER.UMA BENÇÃO PARA NÓS PROFESSORES DA EBD.MINHA ORAÇÃO É Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO PARA NOS ABENÇOARES.COMPLEMENTA NOSSAS ABENÇOADAS LIÇÕES.

SOU DE UPANEMA-RN
FICA NA PAZ DO SENHOR.

Unknown disse...

graça e paz,querida irmã. Achei o seu blog e amei estou maravilhada pois pra mim é a ferramenta que estava me faltando para melhorar as minhas na classe de senhoras,um beijão e que Deus continue abençoando vc,sua família e seu ministério.
Sou de São Paulo-Capital
Ass.de Deus-Jd. Rincão