RSS

terça-feira, 9 de março de 2010

Lição 11 - Características de um autêntico líder

Jovens e Adultos - 2 Coríntios
Lição 11 - Características de um autêntico líder
Professores e professoras, a lição 11 vai tratar do tema da liderança, que também foi abordado na lição 07. Leia atentamente as duas lições e procurem aprofundar algum item que vocês julgam necessário para ser trabalhado.

- Após cumprimentar os alunos, perguntem como passaram a semana e fale do tema da aula, lembrando-lhes alguns pontos da lição 07, relacionando-os com os itens da lição 11.

- Para trabalhar as características de um líder, apresento duas sugestões:

1 - Entreguem para os alunos 1/4 de um folha de papel ofício e peçam que eles escrevam características de lideres com os quais convivam(sem identificar as pessoas) e/ou deles mesmos. A partir das características apontadas, discutam com os alunos o perfil de um autêntico líder.
2 - A exibição de parte do filme “Desafiando os Gigantes”, que trata da motivação para lideres e suas características, despertando nos seus liderados auto-confiança e capacidade para vencer os desafios. Embora o filme tenha a duração de 2 h e 9 m, vocês podem escolher apenas um trecho para refletir com os alunos sobre o tema da lição, semelhante ao que está postado abaixo.

- Para finalizar a aula, indico a leitura do texto "O Sentido dos Gansos", também postado abaixo

Observações:

1 - O filme, como recurso de aprendizagem, não deve tomar toda a aula, sua exibição tem o objetivo de mostrar um fato para analisar um tema em estudo.
2 - Para exibição de filme, documentário etc, são necessárias condições de ambiente adequado e disponibilidade de TV e DVD.
3 - Cuidado!!! Equipamentos podem apresentar defeitos, então tenha sempre um plano B!!!
4 - Na postagem da lição 07, sugeri a utilização da dinâmica “Reunião das Ferramentas” ou a leitura do texto “Assembléia na Carpintaria”, que enfatiza a importância da liderança e o trabalho em equipe.

2 comentários:

Danilo disse...

Ola Sulamita!


Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O El Deót (Deus de toda sabedoria) lhe capacite para ensinares a Palavra com graça, maestria, autoridade e profundidade, sem perder a simplicidade.

Medite em Colossenses 3.16

Nele, Pr Marcello

Uma pérola:

"Aquele que cessa de aprender, tem deixado de ensinar" Spurgeon

Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o interessante texto:

Quem é a "senhora eleita" de II Jo?

P.s>>> Caso a irmã se identifique com o blog, torne uma seguidora. Será uma honra!

Grato