RSS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dinâmica: O Espelho


Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Refletir sobre a importância de cada pessoa no grupo.
Material: 01 espelho dentro de 01 caixa.
Procedimento:
- Falem para os alunos, mostrando a caixa fechada: “Aqui dentro tem uma foto de uma pessoa muito importante para o grupo".
- Solicitem para um aluno olhar para dentro da caixa e dizer as características dessa pessoa, para que o grupo descubra quem é a personagem. Repitam a atividade com no máximo 5 pessoas, tendo em vista o fator tempo.
Observações:
Se alguém do grupo souber como funciona a dinâmica, ela não poderá participar e advirta para que não revele o resultado da dinâmica.
É comum as pessoas ficarem surpresas porque elas não esperam ver a imagem delas refletidas no espelho.
Peçam para que não revelem a identidade da pessoa, nem que há um espelho ao invés

de uma foto.
- Depois que todos os escolhidos por você ou voluntários falarem as características, perguntem: “De acordo com as características apresentadas, quem é a pessoa muito importante para o grupo?”
- Há respostas diferentes, quando não há atenção da turma para as afirmações apontadas pelos colegas. É comum alguns acharem que os colegas estão descrendo os traços pessoais do professor ou da professora. Porém, os mais atentos vão observar os contrastes das características e vão perceber que não se referem a uma mesma pessoa.
- Então, revelem o segredo da caixa, mostrando o espelho e falem que as características referem-se a pessoas diferentes, mas que igualmente elas são importantes para o grupo.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

8 comentários:

Dalva disse...

Glória a Deus....essa dinamica vai ser ótima para a classe das irmãs.........Assim como todas as outras que vc tem colocado no site..Parabéns amada de Jeová..Deus te abençõe..Bjos

Anônimo disse...

estou "viciada" nos seus posts...vc é uma bênção e tem me abencoado bastante na classe de jovens! eles se divertem muito com as dinâmicas apresentadas..bjos ass: Polyana Pavão - São Luís - MA

Unknown disse...

Marcos Fernando. Graça e paz querida irmã, é um prazer visitar o seu blogger, + uma X continuo orando ao Senhor Deus p/ te dar + inspiração em tudo principalmente nas dinâmicas, essa do espelho é de + as pessoas vão se supreender. Muito obrigado Deus continue te abençando. desde ja um abraço!

Anônimo disse...

OLÁ IRMÃ, ESTOU VIVENCIANDO UMA VERDADEIRA MUDANÇA EM MINHA CLASSE DE JOVENS, DEPOIS QUE COMEÇEI A USAR SUAS DINAMICAS, UM ABRAÇO, DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE!!!

ADRIANA TORQUATO- PETROLINA- PE

Silmara - São Paulo (Zona Leste) disse...

Deus abençõe pela dinamica e que o Espírito Santo a contnue inspirando

Anônimo disse...

Eu amo as suas dinamicas....na ebd trabalho com a classe de senhoras....mas tbm sou lider de jovens...as dinamicas pra mim tem sido uma bencão...Deus continue na sua vida....vc é um intrumento de grande utilidade nas mãos do Senhor.

Ivonimdes disse...

Parabéns esta dinãmica é ótima, primeiro as pessoas ficam surpresas quando vê a propria imagem refletida no espelho, pois elas realmente pensam que seria outra pessoa, depois passamos a conhecer um pouco de cada uma, pois boa parte delas falam a verdade sobre si mesma.

Anônimo disse...

Adorei vou fazer com a minha equipe essa dinamica revela realmente o que pensamos de nos mesmo