RSS

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dinâmica: O Guia

Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Material: uma venda.

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

3 comentários:

elivalto batista disse...

muito supriendengte essa dimamica,gostei muito,continue nessa tua força e Deus lhe recompensará.

Jefferson Mota disse...

Olá, gostei muito, farei apenas uma única adaptação, devido à minha classe, colocarei um orientando e outro tb orientando porém com orientações falsas, assim penso que eles perceberam a dificuldade de chegar ao alvo com os falsos mestre atuando..., na segunda representação, pensei em amarrar uma linha no dedo da pessoa , onde esta ajuda para se chegar ao alvo representaria a ajuda de Deus para aqueles q são guiados por ele, as orientações dos dois mestres continuariam, fazendo assim sairia do foco????

Sulamita disse...

Jefferson Motta, desculpe não ter respondido a tempo sua pergunta, tive problemas com o computador. As adaptações sugeridas para esta dinâmica estão ótimas e não perderia seu objetivo(o foco) principal.