RSS

terça-feira, 5 de julho de 2011

Dinâmica: Passaporte


Objetivo: Oportunizar estudo sobre a mensagem do Reino de Deus, a  forma de ingresso e permanência nele.

Material: Bíblia Sagrada.

Procedimento:
- Perguntem: Qual a forma de ingresso para o Reino de Deus?
- Aguardem as respostas.
- Resuma as respostas com a leitura de Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.  Então, digam este é o passaporte para a entrada no Reino de Deus.
- Acrescentem que a mensagem do reino proclama o arrependimento (Mc 1.15)” ... O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.
- Falem que o visto de permanência no Reino de Deus ocorre com a observância dos princípios deste reino. Leiam  com os alunos as bem-aventuranças (Mt 5.3 a 11) de forma compartilhada, para dinamizar a leitura.
- Leiam também  Gl 5. 22. Falem também que no Fruto do Espírito, encontramos outros valores para serem exercitados pelos integrantes do reino.
- Leiam ainda:
“Produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8).
"Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado (Jo 15. 2,3).
"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora..." (Jo 15:4-6).
- Para concluir, falem da necessidade da divulgação da mensagem do Reino de Deus para que outros sejam resgatados do reino das trevas.
Por Sulamita Macedo.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Paz
Como vc me explica a expressão nascidos da agua e do Espirito ?

Sulamita disse...

Anônimo, para esta expressão contida em João 3.5 há diferentes interpretações, porém entendo que:
Nascer da água é nascer da Palavra de Deus. Leia Ef 5.26 e Jo 7.37.
Nascer do Espírito é nascer de Deus, ser participante da natureza divina, tendo uma transformação espiritual. Leia Jo 3.6, II Pe 1.4 e Tt 3.5.
Sugiro aprofundamento do tema em sites confiáveis.

Anônimo disse...

Deus abençoe .Gosto das suas dinamicas embora não as aplique na minha classe pois as irmãs da minha igreja ainda são muito conservadoras.E quanto a minha dúvida queria confirmação só não havia lido em Pedro.Mas acontece que meu pastor explicou que refere-se ao batismo nas aguas.