RSS

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 11: O Discípulo e a Santa Ceia

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Santa Ceia.
- Trabalhem o item I da lição.
- Em seguida, leiam o texto de reflexão “Removendo Barreiras”, que enfatizará a união e comunhão dos fazem parte do corpo de Cristo.
- Trabalhem os itens II e III.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Este atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Removendo Barreiras
                Uma missionária em Calcutá disse que ela foi profundamente influenciada por um serviço de Santa Ceia, do qual participou durante a II Guerra Mundial. O líder da reunião foi um pastor sueco. Entre as pessoas presentes estavam um pastor chinês, um professor japonês, um médico alemão, diversos cidadãos britânicos e alguns cristãos da Índia.
                A missionária relembrou que sentou uma proximidade com cada uma das pessoas nesta reunião tão diversificada, especialmente quando celebraram o partir do pão e do vinho. Eles sentiram um laço de comunhão cristã, embora alguns deles fossem de países que estavam brutalmente envolvidos na guerra.
                Na próxima vez que você celebrar a Ceia do Senhor, pense na sua união com todos os que estão participando da Ceia com você. Trate de olhar além de todas as distinções culturais e faça o que pode remover as barreiras entre você e os outros.
                Seja misericordioso(a) com aqueles que lhe fizeram algum mal. Diga a Deus que você quer perdoá-los  e aceitá-los. Veja as pessoas ao seu redor como membros companheiros do corpo de Cristo.

                Este tipo de união vai enriquecer a sua vida e aumentar a influência de sua igreja no mundo. Quando os cristãos se aproximam de Cristo, também se aproximam uns dos outros.   Herb Vander Lugt    Fonte : Nosso Pão Diário

0 comentários: