RSS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus
Lição 12: As Damas de Honra

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será sobre a parábola das Dez Virgens.
- Falem sobre o contexto histórico desta parábola, fornecendo as seguintes informações:
- Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 25:1-10:

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.
- Utilizem a dinâmica “Festa de Casamento”.
- Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Desenhando Parábolas”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo: Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palito de fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola das 10 virgens(conforme a orientação pedagógica descrita acima), falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os
familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas  para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, trabalhem o significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre


Dinâmica: Desenhando Parábolas
Objetivo: Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus
Material:
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará pontos.
Solicitar para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros pontos.
Sugestão de figuras para desenhar:
Lição 01: Peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição 02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição 03: Borracha(Parábola do Servo Incompassivo)
Lição 04: Areia e sementes(Parábola do Semeador)
Lição 05: Semente de mostarda
Lição 06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição 07: Casa em pé e outra caída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição 08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição 09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição 10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição 11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição 12: 10 velas(Parábola das 10 Virgens)
Lição 13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
- Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
- Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: