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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
- Capa:
O que vemos? Mãos segurando uma Bíblia
O que isto tem a ver com o tema? Podemos ter integridade moral e espiritual observando e praticando o que a Bíblia nos ensina.
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Peçam para que 13 alunos leiam os títulos das lições, um de cada vez.
7 – Agora, iniciem o estudo da lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice. Peçam para que os alunos procurem o livro de Daniel.
Falem que o estudo deste trimestre será sobre este livro.
Falem que o livro de Daniel está inserido no conjunto de Profetas Maiores, juntamente com Isaías, Jeremias, Ezequiel. A divisão em maiores e menores não quer dizer que os primeiros foram mais importantes, mas escreveram mais que os outros classificados como menores. Nesse momento, peçam para que os alunos observem estes livros no índice.
Agora, solicitem para que abram no livro do Profeta Daniel e falem sobre a quantidade de capítulos que são 12 e conclamem para que os alunos leiam durante esta 1ª semana de aula, depois apresentem uma visão geral sobre o livro, como: O autor, a data, objetivos, personagens principais, fatos e profecias.
- Em seguida, apresentem um relato histórico sobre os acontecimentos que contextualizam o livro de Daniel.
- Falem sobre a importância do estudo deste livro e sua contemporaneidade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Cativeiro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo: Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Material:
Correntes confeccionadas com papel

Procedimento:
- Falem: O contexto histórico do livro de Daniel se refere ao povo hebreu cativo na Babilônia.
- Falem, ainda: Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.
- Perguntem:
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe escravizando?
Seria interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.
- Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser liberto?
Confie na providência divina.
Agora, peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de libertação.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Aula Extraclasse na Escola Bíblica Dominical

É uma atividade pedagógica de natureza prática, que acontece fora da sala de aula, daí o nome Extraclasse ou Aula de Campo, que se desenvolve geralmente no formato de pequenas viagens.
É uma metodologia de trabalho educativo que traz eficácia ao processo ensino aprendizagem, tendo em vista proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os assuntos abordados nas aulas.
Observamos que Jesus, o Mestre dos mestres, ensinava de diversas formas e em vários lugares, para transmitir as verdades do Reino de Deus. Vejam estes exemplos:
Na sinagoga: “Percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles....”(Mt 9.35).
No templo: “E pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele e assentando-se, os ensinava”(Jo 8.2).

À beira mar: “E outra vez começou a ensinar junto ao mar e ajuntou-se a ele grande multidão; de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar e toda a multidão estava em terra junto ao mar”(Mc 4.1).
Lagos: “E aconteceu que apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré... E entrando ele em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão”(Lc 5.1 e 3).
Nas cidades e aldeias: “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus...”(Lc 8.1).
Nas casas: “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra”(Lc 10. 38 e 39).
À beira de um poço: “E ali estava a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se junto da fonte... Veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus disse: Dá-me de beber. ...Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva”(Jo 4. 6, 7 e 10).
Nos montes: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte e assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava...”(Mt 5. 1 e 2).
Nos desertos: “E regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinha feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida. E sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do Reino de Deus”(Lc 9.10).
No caminho: “E tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu... era de pequena estatura... correndo subiu numa figueira... E Jesus chegou ao lugar, olhando para cima, viu-o e disse: Zaqueu, desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa.”(Lc 19. 1 ao 5).
Os exemplos deixados por Jesus, nos versículos pontuados acima, demonstram que para ensinar e aprender não é necessário tão somente estar entre 04 paredes. Dessa forma, podemos seguir o exemplo do Mestre, oportunizando aos alunos da EBD aulas diferenciadas, dentre elas a aula extraclasse.
O professor é o articulador das ações do projeto de aula de campo, orientando as pesquisas sobre o tema antes da atividade extraclasse, as observações que deverão ser descobertas no ambiente externo, o registro das informações e impressões dos alunos, levando-os a construir seu próprio conhecimento, contrapondo assim ao ensino tradicional de transmissão do conhecimento pelo professor e recepção passiva dos alunos.
A aula extraclasse pode abranger várias situações, vejam algumas delas:
- Realizar entrevista: para fazer documentários e relatos históricos sobre a igreja ou outros temas.
- Visitar bibliotecas: para realizar pesquisas ou conhecer um acervo importante sobre um tema.
- Templos: para conhecer outras formas de organização.
- Monumentos: para conhecer, por exemplo, o monumento à Bíblia ou até mesmo de outras religiões.
- Visitar Museu: para vivenciar produções e descobertas Histórico- culturais de um povo.
- Visitar zoológico, parque ecológico: para trabalhar temas sobre a criação, preservação animal e ambiental.
As finalidades para a realização da aula extraclasse, nos exemplos apontados acima, são variados e dependem dos temas estudados no trimestre ou até mesmo por necessidade e curiosidade da turma em observar e vivenciar práticas específicas.
O conteúdo abordado nas aulas da EBD pode ou não favorecer a utilização da aula de campo, mas qualquer aula pode ser realizada em lugares diferentes com fins pedagógicos e evangelísticos, como numa praça, num parque etc. Estas aulas podem abranger todas as faixas etárias, com atividades especificas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade, obedecendo a um planejamento e cronograma.
Ainda vocês podem organizar um momento para assistir a um filme, alusivo ao tema de uma aula ou do trimestre, em um ambiente adequado nas dependências da igreja ou na casa de uma pessoa do grupo ou em outros lugares apropriados. Alguns cinemas possuem projeto para receber grupos de escolas e instituições, com preços mais baixos e no pacote estão inclusos pipoca e refrigerante. É interessante observar a grade de programação para escolher um filme adequado de acordo com a faixa etária e o tema.
Quando se tratar de uma aula em outra instituição, é importante haver:
- Combinado prévio com o grupo sobre a data e local.
            - Agendamento com antecedência com a instituição. Às vezes é necessário levar ofício.
- Autorização por escrito dos pais para a participação do seu filho na atividade: elaborem uma autorização padronizada.
- Meio de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem...
- Lanche e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.
- Acompanhantes: outros professores e alguns pais ou responsáveis devem acompanhar; nunca vá sozinho com os alunos.
- Recursos financeiros: para o traslado e lanche.
- Registro da aula com fotografias e filmagem.
- Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.
Após a realização da aula extraclasse é importante ter uma conversa com os alunos sobre o que foi vivenciado, buscando extrair o tema pesquisado e as descobertas. A forma de obter o resultado da aula pode variar de acordo com a classe, é muito comum pedir um relatório, mas outras possibilidades existem como a conversa, já citada, produção em grupo de um cartaz, publicação nas redes sociais das impressões dos alunos sobre o que vivenciaram etc. É interessante ainda ressaltar que nesse momento pode-se fazer uma avaliação da aula, indicando pontos positivos e negativos.
Tenho certeza que vale a pena a realização de uma aula extraclasse, pois além de ser um ato pedagógico, também será um momento descontraído para a turma, tendo em vista ser uma atividade prazerosa, agradável e interativa, somando-se ao fato de ser diferente da prática rotineira das aulas expositivas.

Por Sulamita Macedo.

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