RSS

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Texto de Reflexão
As Três Peneiras

            Seu Edgar foi transferido de setor da fábrica em que trabalhava. Para fazer “média” com o novo chefe, saiu com essa:
            - Chefe, o senhor, nem imagina o que me contaram a respeito do Zequinha...
            Nem chegou a terminar a frase e o seu chefe interrompeu dizendo:
            - Espero um pouco, seu Edgar. O que vai me contar já passou pelas três peneiras?
            - Peneiras? Que peneiras, chefe?
            - A primeira peneira é a da VERDADE. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
            - Certeza absoluta, não. O que sei é que me contaram, mas eu acho que...
          - Então, sua história já vazou na primeira peneira. Vamos a segunda, que é a da BONDADE. O que vai contar é alguma coisa que gostaria que os outros dissessem a seu respeito?
             - Claro que não, Deus me livre.
            - Então, essa história já vazou na segunda peneira. Vamos ver a terceira, que é a da NECESSIDADE. O senhor acha mesmo necessário contar esse fato, passar essa história adiante?
            - Necessário? Bem... Necessário não é... Pensando nestas peneiras vi que não sobrou nada mesmo do que eu ia contar.

Autoria do texto desconhecida.

0 comentários: