RSS

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Juvenis - Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 05: Os engodos da ufologia

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Façam uma enquete perguntando se os alunos acreditam em extraterrestes e discos voadores.
Distribuam papel para escrever “sim” ou “não”. Colocar numa caixa.
Depois, abrir a caixa e fazer o levantamento das respostas.
Escrevam no quadro: ____ acreditam   ____ não acreditam
- É sobre ufologia o tema da aula de hoje.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “ETs e Ovnis”.
- Apresentem o título da lição: Os engodos da ufologia. Depois, trabalhem o significado da palavra “engodo” e “ufologia”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: ETs e OVNIs
Objetivo: Introduzir o tema sobre a Bíblia x ufologia.
Material:
Filme “ET – O Extraterrestre”
01 notebook e data show(para exibição do filme)
Obs: se sua classe for pequena, apenas o notebook servirá.
Papéis contendo informações sobre a Bíblia x ufologia(vejam conteúdo da lição)
Procedimento:
- Apresentem uma pequena parte do filme “ET – O Extraterrestre”. Foi lançado em 1982, tornou-se um clássico que agradou e agrada crianças e pessoas de todas as idades.
Vocês podem encontrar parte do filme no YouTube. A exibição do filme deve ser rápida e servirá apenas de ilustração sobre o tema.
- Depois, da exibição do filme falem:
O filme apresenta a comunicação de um ET com crianças, que o protegem para que não seja capturado e se torne cobaia.
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Vocês com certeza já ouviram falar sobre pessoas que afirmam que já viram OVNIs ou tiveram comunicação com ETs. Como são estes relatos?
Aguardem as respostas.
- Depois, coloquem uma mesa no centro do círculo e sobre ela uma Bíblia e ao redor vários papéis com informações sobre a Bíblia x ufologia.
- Peçam para que um aluno pegue 01 destes papéis e leia para a turma e em seguida forneçam outras informações. Isto deve acontecer até que o último papel seja retirado e lido.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: