Lição
06: Fui Escolhido
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Fui escolhido
-
Falem que nesta lição, vamos estudar sobre Davi, quando foi ungido rei pelo
profeta Samuel.
-
Apresentem a história de Davi neste episódio de sua vida – a escolha de Deus
por Davi para ser rei.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Depois, apliquem a dinâmica “O Chamado”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado
Objetivo:
Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no Reino de Deus.
Material:
Papel
contendo ação para o aluno realizar(ver no procedimento).
Procedimento:
-
Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem:
Estudamos sobre o chamado de Davi e sua missão dada por Deus para ser rei do
povo de Israel. Vocês também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
-
Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo apenas uma das 03 situações
que ele vai realizar:
Sair
do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer
no seu lugar
Sentar-se
-
Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o nome de cada aluno. Ao
escutar seu nome, você vai realizar o que está contido no papel que recebeu.
-
Depois, que os alunos executarem as atividades, falem: Aqui vimos 03 situações
diferentes para o chamado individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair
do seu lugar para o outro lado do semicírculo representa que teve atitude de
ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer
no seu lugar representa que está sem realizar nenhuma atividade porque não sabe
qual sua missão, mas que permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se
representa alguém que não teve coragem, estímulo e motivação para realizar a
missão dada.
-
Falem: Vocês são adolescentes e na igreja há trabalho para todos. Participem das reuniões específicas para
pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar nas atividades propostas
para esta faixa etária.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário