Lição
06: Lidando Com as Emoções
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Lidando Com as Emoções.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A Alegria está no ar
Objetivo:
Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Material:
Cadeiras para cada aluno
CD player ou outro objeto que
emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em
círculo, com a parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes
orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará
em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos
devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar uma
cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma
cadeira e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação
pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
3º. Momento:
Reflexão sobre a alegria, o
entusiasmo do início da atividade.
No início havia cadeiras para
todos, a alegria está disponível para todos.
Quais os obstáculos para
continuar na brincadeira?
Somente a retirada da cadeira?
Houve algum motivo diferente?
Algum colega empurrou?
Você não procurou participar
da brincadeira?
- Para encerrar falem sobre os
obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos a fonte da alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.
Ideia original da brincadeira
das cadeiras desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário