RSS

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Pré-adolescentes - Resistindo à pressão do mundo
Lição 09: O Cuidado com os Modismos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O cuidado com os modismos.
- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Não tem nada a ver?”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Não tem nada a ver?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os modismos, piercing, alargadores e tatuagem, sob o ponto de vista bíblico.
Material:
01 baú com cadeado
Várias chaves, apenas 01 deve abrir o baú
Figuras de roupas(de acordo com a moda atual, não aconselhável para um cristão usar),
Figuras de piercing, alargadores e tatuagens.
01 cabide
Observação:
Colocar as figuras dentro do baú, fechá-lo com o cadeado.
Procedimento:
- Apresentem 01 baú pequeno com cadeado.
- Falem: O que será que tem dentro deste baú?
Se alguém acertar vai ganhar um presentinho.
Aguardem as respostas.
Se alguém tiver acertado, não falem agora, pois o conteúdo só será revelado quando alguém abrir o baú e todos verão o que tinha dentro dele.
- Falem: Aqui há várias chaves, mas somente uma vai abrir este baú.
- Perguntem: Quem será o primeiro aluno(a) a tentar?
Com certeza alguém vai conseguir abrir o baú?
Esta pessoa vai abrir o baú, retirar as figuras, mostrar para classe.
Fixem estas figuras numa cartolina, usando fita adesiva.
- Perguntem: O que vocês a acham destas figuras?
Aguardem as respostas. Observem a forma como os alunos falam sobre o uso deste tipo de moda, do piercing, do alargador e da tatuagem.
- Depois, falem que nesta aula, vocês vão estudar sobre o uso o uso deste tipo de moda, do piercing, do alargador e da tatuagem, sob o ponto de vista bíblico. Por isso, que somente havia uma única chave que abria o baú, tendo em vista que as outras chaves fazem referência a outros posicionamentos que certamente eles(os alunos) conhecem através dos colegas, de pessoas adeptas ao uso e também através da mídia. A única chave que vai abrir um novo conhecimento sobre o não uso destes objetos vai ser conhecido hoje nesta aula
- Agora, abordem os argumentos apresentados na lição.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: