Lição
12: Jesus, o Homem Perfeito
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus, o Homem Perfeito.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Quem
é Jesus?”
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas:
Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós,
quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és
o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo)
e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a
05
Colocar no envelope 01 as
expressões: Personagem mais importante da História, Grande filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a
pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve
estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no
envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no
envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no
envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
– Organizem os alunos em
círculo.
– Coloquem no centro do
círculo a palavra JESUS.
– Perguntem para os alunos:
Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada aluno meia
folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
– Coloquem estas respostas ao
redor da palavra JESUS.
– Entreguem para um aluno o
envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da
palavra JESUS.
Personagem mais importante da
história, Um grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário político,
Idealista religioso, Homem polêmico
– Falem: Estas palavras ou
expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
– Entreguem o envelope 02 para
um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar
escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem
perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por Jesus.
– Falem: Esta pergunta Jesus
dirigiu aos seus discípulos.
– Agora, entreguem o envelope
03 outro aluno e peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras ao
redor do nome JESUS.
– Agora, entreguem o envelope
04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem
dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
– Agora, entreguem o último
envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de
Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de
Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
– Falem: Estamos vendo aqui
várias opiniões sobre quem é Jesus.
– Depois, façam uma breve
reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome JESUS.
– Depois, perguntem: Por que o
nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem
que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e tão
significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois
de Cristo).
– Coloquem abaixo do nome
JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
– Agora, falem: Vamos
aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Que tal utilizar palavras ou
expressões ou figuras que façam os alunos lembrarem dos pontos principais das
lições? Vejam estas sugestões:
Adão e Eva, origem da
civilização
Estrutura humana
Espiritualidade,
racionalidade, sociabilidade, liberdade e criatividade
Unidade racial, linguística e
divina
Macho e fêmea, procriação,
união conjugal e glória de Deus
Livre-arbítrio, pecado e
consequências
Babel – globalismo
Evangelho transformador
Anticristo
Jesus Cristo
Novo homem
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