Lição
11: A Cura No Ministério de Jesus Cristo
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Cura No Ministério de Jesus Cristo.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica "Desenrole que aparece!"
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01
rolo de papel do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno
Observação:
A ideia do uso do rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento
aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que
estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da
classe.
Procedimento:
-
Falem: O rolo de papel vai passar de mão
em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que
outras pessoas também precisaram dele.
Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte
do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção (sucesso no vestibular).
04
partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo, emprego,
Salvação)
-
Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
-
Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa
Cristã no. 564:
“Se
da vida as vagas procelosas são,
Se,
com desalento, julgas tudo vão,
Conta
as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta
as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas
da divina mão!
Vem
dizê-las, todas duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a
enumeração das bênçãos recebidas.
-
Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
da utilização do rolo de papel picotado para outros tipos de dinâmica:
desconhecida
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário