RSS

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas

Lição 08: Você está Preparado?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Você está Preparado?, escrevendo no quadro branco.

Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Festa de Casamento".

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Festa de Casamento

Objetivo: Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens, através de uma encenação rápida.

Material:

10 velas

05 caixas de palito de fósforos

05 caixas de palito de fósforos vazia

01 véu de noiva pequeno

Procedimento:

- Falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.

- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.

- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.

Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.

- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.

- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.

- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.

Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.

Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.

O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.

- Agora, trabalhem o significado da parábola.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: