RSS

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Adultos: A Carreira que Nos Está Proposta - O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu

Lição 07: O Perigo da Murmuração

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Perigo da Murmuração. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Os Murmuradores”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica:  Os Murmuradores

Objetivos:

Estudar sobre as consequências da murmuração.

Promover participação dos alunos, através da utilização da Metodologia Ativa de aprendizagem.

Material:

01 quadro branco ou outro material como: cartolina, papel madeira

Marcadores de quadro branco

Notebook, celular dos alunos

Procedimento:

Dias antes da aula:

- Orientem os alunos, através do WhatsApp da turma, para realizar a leitura da lição 07 - O Perigo da Murmuração.

- Afirmem que eles vão pesquisar na Bíblia pelo menos 03 casos de murmuração, observando as indicações abaixo:

Quem murmurou?

Qual foi o caso que levou a murmuração?

Qual a finalização da situação?

No dia da aula:

- Após, a introdução da lição, falem: Agora, vamos ver quais os casos de murmuração que vocês pesquisaram.

- Então, perguntem para cada aluno, quais os personagens murmuradores pesquisados.

Anotem no quadro, da seguinte forma:

Escreva apenas o nome dos personagens do aluno 1.

Depois, do aluno 2. Caso haja repetição de nome, não precisa escrever novamente, apenas coloque uma identificação ao lado deste nome, mostrando que mais um aluno pesquisou o mesmo personagem.

Isto deve acontecer até que todos os alunos falem sobre os nomes pesquisados.

- Depois, falem:

Tivemos aqui um apanhando dos personagens pesquisados e vários foram apontados várias vezes.

Isto deve ser feito para que a mesma situação de murmuração não seja repetida várias vezes. Porém, os alunos podem apresentar o que pesquisaram colaborando com informação conjuntamente.

- Então, peçam para que os alunos comecem a fazer a apresentação de forma objetiva.

- Observem atentamente o que eles estão apresentando. Acrescentam outras informações ou corrijam algo se necessário.

- Escrevam, no quadro ou em outro material, palavras e expressões para destacar algumas informações.

- Para concluir, enfatizem sobre o perigo da murmuração.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: