Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias
que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 08: Jesus
Viveu a Experiência Humana
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Jesus Viveu a
Experiência Humana, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar e concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Rede
dos Relacionamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rede dos Relacionamentos
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula sobre Jesus e seu relacionamento com as pessoas com a vida dos alunos.
Refletir
sobre a importância das amizades individuais e familiares.
Material:
01
novelo de lã ou cordão
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a
ponta do cordão, enrole no dedo indicador e depois jogue para qualquer pessoa
do círculo. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até
que o último aluno participe.
-
Orientem que antes de jogar o novelo para o outro colega, cada pessoa deverá
falar uma frase sobre amizade, relacionamento individual ou familiar.
-
Então, falem: Vocês estão vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês
para outros colegas, podendo significar os nossos relacionamentos e também os
familiares.
Acrescentem
ainda a importância dos bons relacionamentos na família e também para si
próprio.
-
Perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se
que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para
pequenos insetos e depois devorá-los.
-
Perguntem:
O
que isto pode representar sobre os relacionamentos e amizades?
Cair
na teia e ser devorado pelo inimigo?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que devemos ficar vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter
atitudes erradas.
-
Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios.
Certamente, não conseguirão devido a escassez de tempo, mas a tarefa é
possível.
-
O que isto pode representar?
Ficar
embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos
dar força para resistir as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário
vigilância nos relacionamentos familiares e nas amizades individuais.
Ideia
original da formação de uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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