Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 08: Autenticidade, Um Antídoto Contra As Paixões Deste Mundo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade, Um Antídoto Contra As Paixões Deste Mundo,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Resistindo as tentações”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Resistindo as tentações
Objetivo: Refletir
sobre a vigilância quanto as investidas do Diabo.
Material: não
precisa
Recursos
humanos: os alunos.
Procedimento:
–
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno fora.
–
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
–
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
–
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas.
–
Então, peçam para que comecem a atividade.
–
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
–
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
–
Pode haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a
importância da vigilância espiritual, resistindo ao Diabo.
–
Depois, leiam:
“Não
deis lugar ao diabo”(Efésios 4:27).
“Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”(Tiago 4:7).
Ideia
original desconhecida quanto ao uso do círculo fechado.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário