Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 06: Aprendendo
com a carta de Tiago
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Aprendendo com a carta
de Tiago, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tópico I, apliquem a dinâmica “Fé e Obras”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fé e Obras
Objetivo: Refletir
sobre “a fé sem as obras é morta”.
Material:
05
folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul, amarela, rosa e
branca.
-
Apresentem para os alunos as 05 cores(papel ofício ou cartolina) nas cores
citadas no item material.
-
Falem para os alunos que as 05 cores representam necessidades daquele grupo.
-
Peçam para que os alunos especifiquem quais são essas necessidades, que podem
ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.
-
Escrevam no quadro de giz ou numa cartolina o que representa cada cor, por
exemplo: verde – alegria, branco – saúde etc.
-
Distribuam a folha verde para alguém alegre, a folha branca para alguém que
está gozando saúde e assim por diante.
-
Chamem essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai perguntar: Quem está
precisando de alegria, de saúde etc?
A
folha deve ser dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve
acontecer com todas as folhas.
-
Agora, perguntem:
Alguém
ficou sem uma cor que necessitava?
Caso
negativo, isto é, se todos receberam, é porque houve atitude de quem possuía em
compartilhar com o outro que não tinha.
Caso
positivo, isto é, se alguém não recebeu, é porque não houve uma partilha justa
de quem possuía com quem necessitava.
-
Para concluir, falem: Nesta partilha de necessidades, que acabamos de realizar,
apenas 05 pessoas possuíam as cores e a grande maioria precisava delas, mas
suas necessidades foram supridas.
Na
Igreja, na família ou não, as necessidades podem ser outras e para supri-las,
os cristãos precisam mostrar que a fé e obras devem andar juntas, apresentando
atitudes de uma vida cristã genuína, através do amor expresso em atitudes com o
próximo, demonstrando que a fé sem obras é morta, conforme Tg 2.17.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário