Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 06: Samuel:
privilégios e responsabilidades de um vocacionado
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Samuel: privilégios e responsabilidades de um
vocacionado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem da história de Samuel solicitando ajuda dos alunos. Depois, reflitam
sobre as atitudes deste personagem bíblico.
Ao
fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Samuel, está sendo utilizado o
Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Samuel! Samuel!”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo:
Contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Não
é necessário
Procedimento:
-
Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um
aluno da classe para representar o personagem Samuel.
-
Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam
para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura
reconhecer de quem é a voz.
Este
procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois
vocês trocam o aluno “Samuel” também.
-
Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do
colega) que eu te escuto.
Se
ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
-
Depois, conversem com os alunos sobre:
O
que estão escutando?
Obedecem
a estas vozes?
De
quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De
que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
-
Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que
fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando
obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e
observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e
a orientação dos seus pais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário