Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 10: Vamos conhecer a 2ª carta de JoãoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o item III da lição, apliquem a dinâmica “O Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Guia
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos profetas, pastores e
mestres.
Material:
01 venda para os olhos
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se
apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma
venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por
exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para
frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma
deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão
analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos profetas, pastores e mestres.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes
perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”,
enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os
verdadeiros profetas, pastores e mestres.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns
comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não
prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês
a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos profetas,
pastores, mestres e estar atentas se a
voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de
Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida do uso da venda em
dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Liçã0 10: O Batismo no Espírito e a Santificação do Crente
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Batismo no Espírito e a Santificação do Crente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
- Para enfatizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Busque a Santificação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Busque a Santificação
Objetivo: Enfatizar a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:01 caixa
01 chocolate ou bala para cada aluno
Versículo digitado: “Mas, como é santo aquele que vos
chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no chocolate utilizando o
grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
- Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém
tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro da caixa
Que não vão colocar a mão dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
- Depois, peçam para que os alunos que decidiram
colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com todos os alunos que
responderam afirmativamente. Orientem para que não falem sobre o que pegaram.
Neste momento, pode acontecer de algum aluno desistir.
Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não insista.
- Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03
posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03 ações diferentes
quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade, outros não querem e
outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de nós um posicionamento
quanto a uma vida de santidade.
- Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles
um chocolate, com um versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele
que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1
Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário