RSS

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 10: A Liberdade que Cristo nos deu

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Liberdade que Cristo nos deu, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Liberdade em Cristo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Liberdade em Cristo

Objetivo:

Introduzir o tema da aula, promovendo entendimento sobre a liberdade em Cristo, sem as obras da Lei.

Material:

- Papéis pequenos com numeração 1, 2 e 3.

Observação: a quantidade vai depender do número de alunos

Procedimento:

- Observem a quantidade de alunos.

- Organizem os papéis com os números 1, 2 e 3 de forma sequenciada(1,2,3,1,2,3....) de acordo com a quantidade de alunos.

- Depois, entreguem para os alunos, nessa ordem.

- Falem: Vocês vão procurar pessoas que tenham o mesmo número que você para formar um grupo.

 - Quando os 03 grupos estiverem formados, deem as seguintes orientações:

Vamos iniciar a aula com uma atividade em grupo apenas do item I – A Circuncisão tem valor?:

O grupo 01 vai ler o subitem 1: Estejam firmes na liberdade

O grupo 02 vai ler o subitem 2: Não se coloquem debaixo da servidão

 O grupo 03 vai ler o subitem 3: Guardar a Lei obriga o crente a guardá-la toda

Vocês terão 15 minutos para a leitura.

Após a leitura os grupos vão discutir sobre o tema.

- Após a discussão dos grupos, perguntem:

Qual a ação de Paulo contra a atitude dos gálatas quanto a substituição do evangelho de Cristo pela guarda da Lei?

Aguardem as respostas.

Depois, continuem o estudo do tema.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: