Lição 05 - A Autenticidade da Profecia
Professoras e professores, para esta lição apresento as seguintes sugestões:

"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?..." Rm 2.21





Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

3 – Iniciem o estudo do tema, lendo o texto “O Bicho” de Manuel Bandeira e reflitam com os alunos sobre as injustiças sociais detectadas no poema.
Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.Material: 02 cartolinas, figuras, tesoura, cola e fita adesiva.
Procedimento:1 – Entrem em contato com seus alunos e peça-lhes para que procurem figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social. Orientem-os para que levem para a aula de domingo.
Observações:
- É comum os alunos se esquecerem de levar o que vocês solicitaram. Então, trabalhe com o plano B: vocês levam figuras e reportagens, também.
- Caso vocês não tenham condições de entrar em contato com os alunos durante a semana, vocês levem as figuras e reportagens.- Vocês ainda não possuem telefones e e-mails dos alunos? Façam o mais urgente possível. Lembram-se que eu já orientei para fazer isto?
2 – Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.
3 – Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.
4 – Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.
5 – Então, perguntem: Quais atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes? Qual tipo de sociedade queremos?
6 – Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça social.
“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6
Sulamita.


Solicitem para que cada grupo elabore uma forma diferente de transmitir a mensagem. Como por exemplo: duas ou três pessoas se encontram e falam sobre a mensagem; simular que está num studio de uma rádio e transmitir a mensagem, elaborar um panfleto ou um cartaz etc.
