RSS

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dinâmica: Contrastes

Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.

Material: 02 cartolinas, figuras, tesoura, cola e fita adesiva.

Procedimento:1 – Entrem em contato com seus alunos e peça-lhes para que procurem figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social. Orientem-os para que levem para a aula de domingo.

Observações:
- É comum os alunos se esquecerem de levar o que vocês solicitaram. Então, trabalhe com o plano B: vocês levam figuras e reportagens, também.

- Caso vocês não tenham condições de entrar em contato com os alunos durante a semana, vocês levem as figuras e reportagens.

- Vocês ainda não possuem telefones e e-mails dos alunos? Façam o mais urgente possível. Lembram-se que eu já orientei para fazer isto?

2 – Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.

3 – Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.

4 – Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.

5 – Então, perguntem: Quais atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes? Qual tipo de sociedade queremos?

6 – Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça social.

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6

Sulamita.

0 comentários: