RSS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dinâmica: Em Revisão!

Objetivo: Analisar nossas ações tendo como paradigma a doutrina bíblica.

Material: 01 caixa, 01 tesoura, 01prego, 01 lixa, 01 chave, 01 cotonete.

Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:

 
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.

- Agora, perguntem: “O que cada objeto pode representar na vida cristã, quanto à aplicação da doutrina bíblica?”
Exemplos/referência bíblica:

Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Tm 3. 16 e 17.
“Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. Jo 15.2
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que já em Cristo Jesus”. II Tm 3. 14 e 15.
“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Dt 6.6
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
“Abstende-vos de toda a aparência do mal. E  o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito , e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irreprensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. I Ts 5. 22 e 23.
Chave: Abrir espaço para a Palavra de Deus. Fechar  espaço para doutrinas anti-bíblicas.
“Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite”. Sl 1.2.
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas...” Hb 13.9a
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar a Palavra de Deus.
“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas , tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. II Tm 4. 3 e 4.
“Bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Ap 1.3.

- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios de estarmos atentos aos ensinos bíblicos, gerando vida e frutos no reino de Deus.
Por Sulamita Macedo.

9 comentários:

maria disse...

a paz do senhor amada..obrigada me ajudou muito sua publicação, pois esta sera minha primeira aula ,que darei como professora da escola dominical.. e me ajudou muito..Deus te abençõe e te guarde e continue te usando a cada dia mais..
fica na paz..

Sulamita disse...

Maria, obrigada pela visita ao blog. Seja muito bem vinda ao grupo de professores da EBD! Que Deus te ilumine nesta árdua e nobre tarefa.
Fico feliz ao saber que esta dinâmica vai te ajudar na aula de domingo.Depois, se possível, fale sobre os resultados da sua primeira aula.

Anônimo disse...

Irmã Sulamita, Paz em Cristo Jesus

Primeiro quero lhe parabenizar por mais esta belíssima dinâmica; vai ser muito importante compartilhar com meus alunos neste domingo próximo; pois é muito interessante trazer para eles esses comparativos que é de muita riqueza em nossas vidas Espirituais. Fica na paz, "QUE O SENHOR LHE CONDUZA EM TRIUNFO" II Cor. C. 2 e Ver. 14.

Abraços!!!

Pb LUIS CARLOS disse...

A PAZ DO SENHOR.

QUE BOM TER ALGUÉM, O QUAL DEUS DEU UM TALENTO OU DÃO PARA SER USADO NA OBRA DE DEUS E COMPARTILHA COM OUTRAS PESSOAS, SEM COBRAR NADA CUMPRINDO A PALAVRA DE DEUS, [ DE GRAÇA RECEBESTE E DE GRAÇA DAI]

QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, ESTAREI ORANDO POR VC QUERIDA IRMÃ.

Sulamita disse...

Marcos, obrigada pela visita ao blog. Creio que a dinâmica "Em Revisão" vai proporcionar reflexão de atitudes e aprendizado.

Sulamita disse...

Pb. Luis Carlos, obrigada pela visita ao blog. Meu desejo é realmente de compartilhar as orientações com o intuito de que haja mais dinamismo nas aulas da EBD, associado ao preparo do professor.

ciana's blog disse...

A paz do Senhor, irmã Sulamita. Estou, assim como a irmã Maria, iniciando nesta tarefa de ser professora. Confesso que me sentia um pouco despreparada, porém, vi esta dinâmica e vou aplica-la com certeza. A minha classe é de jovens(mocidade), e está com uma defazagem enorme, espero com o uso desta e de outras dinâmicas, chamar a atenção deles para este que é o primeiro culto da semana, que oferecmos ao Senhor.Greici

Sulamita disse...

Ciana, tenho certeza que com um professor preparado e aulas dinâmicas, o aprendizado vai aumentar e o número de alunas também.

ciana's blog disse...

A paz do Senhor, irmã Sulamita.
A aula foi muito produtiva, todos os alunos gostaram e a té pediram que sempre tivesse este tipo de aula. Muito obrigado mesmo. Que Deus continue te abençoando ricamente!!!