RSS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lição 02: Salmos falam de Conselhos


Currículo do Ano 3 – Edificando a Vida Cristã através dos Salmos
Lição 02: Salmos falam de Conselhos
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da aula: Salmos falam de Conselhos.
- Iniciem o estudo da lição, escrevendo no quadro o ditado popular: “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois perguntem: O que vocês acham desta afirmação? Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem atentamente as respostas dos alunos. Procurem fazer com que os alunos mais tímidos também exprimam suas opiniões.
- Agora, utilizem a dinâmica “Estou dividido! E agora?”
- Após a utilização da dinâmica, finalizem a aula lendo o Salmo 01, de forma compartilhada. Em, seguida, perguntem: Que conselhos podemos extrair deste salmo?
- Indiquem para os alunos a leitura do livro “Se Conselho fosse bom...”, autoria de Robson Pereira Rocha, CPAD.
Tenham uma produtiva aula!

Dinâmica: Estou Dividido. E agora?
Objetivo: Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.
Material: 06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO, FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.
Procedimento:
- Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo, deixando de fora 01 menina e 01 menino.
- Falem:
Grupo 01 representará Colegas evangélicos.
Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.
Grupo 03 representará Família Evangélica.
Grupo 04 representará Família não Evangélica.
- Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma situação.  À medida que as situações forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus posicionamentos.
Observações:
1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.
2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.
- Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas argumentações. Façam as intervenções necessárias.
- Chamem a menina e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a leitura de cada parte os grupos opinam.
1 - “Estou ficando com um menino da escola, que não é evangélico. Gosto muito dele. Não quero acabar, pois acho que ele pode se converter, não quero perder o Ricardinho!”.
2 - “Meus pais descobriram que eu estava ficando com aquele garoto e me proibiram de continuar com ele.”
3-  “Estou ficando com ele, na casa da minha amiga, a mãe dela é muito liberal e disse que vai guardar segredo”.
- Chamem o menino e peçam para que leia a situação com 03 partes:
1- “Na escola, me oferecem droga, não tenho coragem de contar isto para meus pais”.
2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez, tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.
3- “Meu colega pediu para  colocar a droga na minha mochila, quando a direção da escola pediu para conversar com ele sobre sua mudança de comportamento”.
- Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:
A quem pedir conselho?
Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: