RSS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lição 06: A Prosperidade dos Bem-Aventurados


Jovens e Adultos - A Verdadeira Prosperidade
lição 06: A Prosperidade dos Bem-aventurados
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
 Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Introduzam o estudo da lição, com a seguinte pergunta:
O que significa a palavra "bem-aventurado"?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa:  muito feliz.

- Então, leiam, de forma compartilhada, com os alunos As Bem-aventuranças (Mt 5.1 a 12). Vocês falam a primeira parte do versículo e os alunos completam a leitura de cada verso.

- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Certamente, elas convergirão para o aspecto espiritual.

- Em seguida, dividam os alunos em 04 grupos. Caso sua classe tenha aula dentro da igreja, dividam os alunos por proximidade.
Orientem que cada grupo deverá ler o que a lição explica sobre 02 bem-aventuranças. Estipulem o tempo de no máximo 15 minutos.

Grupo 01: As bem-aventuranças dos versículos 3 e 4.
Grupo 02: As bem-aventuranças dos versículos 5 e 6.
Grupo 03: As bem-aventuranças dos versículos 7 e 8.
Grupo 03: As bem-aventuranças dos versículos 9 e 10.

Falem ainda que eles apresentarão para os colegas o que leram de mais significativo sobre cada bem-aventurança. Enfatizem que eles deverão ter objetividade.

Durante esse trabalho, é interessante, que vocês passem em cada grupo, tirando dúvidas e observando o direcionando da atividade. Dividir os alunos em grupos, não significa momento de descanso para o professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no momento da atividade em si, como na apresentação.
No momento da apresentação, permaneçam diante da turma, ao lado dos alunos de cada grupo. Dessa forma, vocês estarão dando suporte emocional aos que estão nervosos e se sentirão mais seguros. Observem o que está sendo dito, acrescentem outras informações e corrijam se necessário.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Sem Medo de Ser Feliz”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

0 comentários: